Nas Notícias

Estado de emergência renovado e vacinação arranca no final de dezembro

O Parlamento aprovou a renovação do estado de emergência, até 7 de janeiro, na altura em que a ministra da Saúde garantiu que a vacinação contra a covid-19 arranca entre 27 e 29 de dezembro.

A renovação do estado de emergência, entre 24 de dezembro de 7 de janeiro de 2021, foi aprovado com os votos a favor de PS, PSD e Cristina Rodrigues.

PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e Joacine Katar Moreira votaram contra, com BE, PAN e CDS a optarem pela abstenção.

Em relação à votação anterior, registou-se apenas a troca do voto de Joacine Katar Moreira, deputada não inscrita que passou da abstenção para o voto contra.

A grande novidade da sétima declaração do estado de emergência é a inclusão do crime de desobediência.

Pela mesma altura da votação, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciava que a primeira fase da campanha de vacinação contra a covid-19 vai arrancar entre 27 e 29 de dezembro.

“A informação mais recente é dessa previsão de entrega [das vacinas] ainda no mês de dezembro e, como já está também a ser comunicado pela Comissão Europeia, estima-se que o calendário de vacinação possa ser alinhado entre todos [os países da União Europeia] e possamos começar a vacinar entre 27 e 29 de dezembro”, explicou a governante.

Em destaque

Subir