Nas Notícias

Aprovada renovação do estado de emergência

A Assembleia da República aprovou, esta tarde, a renovação do estado de emergência, que agora fica em vigor até ao dia 31 de março.

O 13.º diploma de estado de emergência, submetido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi aprovado com os votos a favor de PS, PSD, CDS, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues.

PCP, PEV, IL, Chega e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram contra, enquanto o Bloco de Esquerda se absteve.

O novo período de estado de emergência servirá para preparar o desconfinamento, como salientou a ministra de Estado e da Presidência, ao intervir no debate parlamentar de hoje.

“Portugal tem hoje, como foi dito por todos os peritos, condições para iniciar um processo de levantamento das medidas de confinamento e isto deve-se aos portugueses que aderiram a um conjunto de medidas muito difíceis. Mas é preciso termos noção e consciência de que o processo que vamos iniciar de levantamento de medidas é lento, gradual e só poderá continuar a avançar se continuarmos a cumprir os indicadores de saúde”, frisou Mariana Vieira da Silva.

Em destaque

Subir