Economia

“Deixamos de ser um país se deixarmos cair a TAP?”

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, voltou a criticar as ajudas públicas à TAP, insistindo que a empresa não serve o país, mas apenas a região de Lisboa.

“A TAP há muito que nos abandonou”, acusou o autarca, durante um debate sobre a reestruturação da empresa na TVI24.

Rui Moreira questionou porque nunca está em cima da mesa a hipótese de simplesmente ‘deixxar cair a empresa’. “Houve países tão ricos como os nossos, como a República Checa, que deixaram cair a empresa. Não quer dizer que depois não se faça outra”, salientou.

“Não está demonstrado que deixamos de ser um país se não tivermos uma companhia aérea de bandeira”, continuou o presidente da Câmara do Porto.

“Em termos estratégicos”, a TAP continua sem justificar as constantes ajudas públicas. “O país já entregou, para manter a TAP, qualquer coisa como 1200 milhões. Este ano vai ter que meter outro tanto e não sei se a TAP vale isso”, insistiu.

“Se vai ter que meter dinheiro, ao menos que se consiga um acordo com os trabalhadores, porque sem isso a TAP vai morrer”, acrescentou de imediato.

Rui Moreira realçou que, apesar de Portugal continuar a injetar dinheiro público, ainda não há qualquer garantia sobre a viabilidade da empresa.

“O custo para os portugueses é tal que me custa a entender como é que já se meteu esse dinheiro e ainda não temos a certeza se os trabalhadores vão aceitar as condições que lhes estão a ser impostas e se a Comissão Europeia vai apoiar o plano de reestruturação que permite ao Governo continuar a apoiar a TAP”, explicou.

E, enquanto tenta salvar a companhia a custos elevados, sobram apenas 300 mil euros para dinamizar o aeroporto do Porto.

“No momento em que toda esta verba foi despendida na TAP, o Turismo de Portugal disponibiliza 300 mil euros para atração de novas rotas ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro”, afirmou o autarca.

“Isso é que me preocupa. Parece que estamos ainda a falar do império…”, finalizou Rui Moreira.

Em destaque

Subir