Nas Notícias

Apresentação do plano de desconfinamento será a 11 de março, anuncia Costa

António Costa anunciou, esta tarde, que o plano de desconfinamento vai ser apresentado pelo Governo a 11 de março.

A reabertura do país será feita de forma faseada, realçou o primeiro-ministro, durante uma conferência de imprensa realizada no Palácio Nacional da Ajuda, após o Conselho de Ministros.

António Costa adiantou que, como “é natural”, o desconfinamento deve começar pelas escolas, com o primeiro-ministro a recordar que o Governo “resistiu o mais que pôde” ao seu encerramento.

“Quanto às escolas, é sabido que o Governo resistiu o mais que pôde à necessidade de encerramento das escolas porque temos bem consciência do custo elevadíssimo que tem para o desenvolvimento da personalidade das crianças, para o seu processo de aprendizagem e é um dos maiores fatores de desigualdade no conjunto destas medidas”, realçou.

Como foi a “última medida” restritiva a ser tomada pelo executivo para o confinamento em vigor, “é natural que seja também a primeira medida que venhamos a tomar seja iniciar o desconfinamento pelas escolas”, complementou.

Por enquanto, Portugal vai permanecer em confinamento, porque “este, infelizmente, não é ainda o tempo do desconfinamento”.

“O Conselho de Ministros, como era expectável, aprovou sem qualquer alteração a renovação do decreto lei que há 15 dias atrás tinha aprovado”, referiu ainda o primeiro-ministro.

Em destaque

Subir