Motociclismo

Daniel Jordão e Luís Engeitado começam época com triunfo na Taça de Portugal de TT

Daniel Jordão e Luís Engeitado foram a Beja alcançar uma vitória na Taça de Portugal de Todo-o-Terreno ao imporem-se nas competições de motos e quads na Baja TT Vindimas do Alentejo.

A par com João Monteiro e Victor Melo, que se impuseram entre os SSV, Jordão e Engeitado controlaram as suas corridas desde o prólogo, sendo que nos setores seletivos de sábado e domingo prolongaram esse domínio.

Centena e meia de concorrentes participaram no evento, que permitiu ao campeão nacional de todo-o-terreno nas duas rodas mostrar que está pronto para defender o cetro alcançado em 2018.

“A prova correu bem e sem percalços. Ontem a pista não estava tão bem marcada, mas hoje sentimos que o trabalho no terreno foi muito bem feito porque a marcação estava excelente e quero deixar os meus parabéns ao pessoal que teve esta função”, declarou Daniel Jordão à chegada.

O piloto da Yamaha WR acrescentou que “as condições da prova foram muito boas”, pelo facto de utilizar as instalações da Ovibeja, com “uma capacidade de logística enorme com a grande vantagem” de estar perto de uma grande cidade como Beja. “Estou contente por começar o ano com um título para a minha equipa e espero que o resto da época continue a correr bem”, referiu ainda Daniel Jordão.

No segundo lugar ficou Bruno Borrego (KTM) que gastou mais 3m12s que o vencedor da prova. Micael Simão, também em KTM, completou o pódio. Daniel Jordão venceu ainda a classe TT2, Bruno Borrego foi o primeiro entre os TT3 e Renato Mendes o mais rápido dos TT1.

Entre os Quad, Luis Engeitado numa Yamaha YFZ, dominou de forma clara uma corrida onde Luís Fernandes em moto idêntica foi segundo classificado e Marco Pedroso, também em Yamaha, o terceiro classificado.

Nos SSV, e apesar do domínio da Can-Am, a luta pela vitória foi uma constante ao longo de toda a prova, com os vencedores, João Monteiro e Victor Melo, a serem decididos já bem perto dos últimos quilómetros.

Rui Carneiro liderou até ao km 57, dos 150 que tinha o derradeiro setor seletivo. Depois de uma passagem pela liderança por parte de João Monteiro era João Dias quem comandava a corrida ao km 116. Um engano no percurso retirou-lhe a vitória e empurrou-o para o terceiro lugar atrás da dupla Pedro Carvalho/André Guerreiro que foram os segundos mais rápidos na etapa de hoje.

As posições seguintes foram ocupadas por Tiago Guerreiro/Daniel Silva da JB Racing e por Roberto Borrego acompanhado de Nuno Abrantes, campeão Nacional de Quad e agora companheiro de equipa de Pedro Carvalho. Os dois terminaram separados por 6s na etapa do dia que foi ganha por Luís Cidade.

Outros vencedores na Baja TT Vindimas do Alentejo foram a dupla Nuno Gameiro/Mário Ourives em Yamaha que triunfaram na Classe TT2 enquanto Dorothee Ferreira em Can-Am venceu entre as senhoras.

Em destaque

Subir