Motociclismo

Dani Pedrosa causa surpresa com triunfo em Jerez

Palmas para Dani Pedrosa, que dominou o Grande Prémio de Espanha de MotoGP como muitos já não esperavam. E se é verdade que o espanhol da Honda partia da ‘pole position’ em Jerez de La Frontera, a temporada não lhe tinha sido favorável até à prova do país vizinho.

Poucos acreditavam no piloto da Honda nº 26, mas a verdade é que se impôs com autoridade, enquanto os mais diretos adversários – à exceção do seu companheiro de equipa – claudicaram.

De facto, quando Pedrosa assumiu a liderança apenas Marc Marquez o seguiu, enquanto os pilotos da Yamaha, Maverick Viñales e Valentino Rossi, se atrasavam, dando protagonismo a pilotos como Andrea Iannone e Johann Zarco.

O francês da Yamaha Tech 3 passaria mesmo pelo segundo posto, quando conseguiu ultrapassar Marquez. Depois Zarco não aguentaria o ritmo e acabaria por deixar-se passar de novo pelo campeão do mundo.

Nessa altura, e vindo de trás, um improvável Jorge Lorenzo já se aproximava dos três primeiros, e depois de deixar Iannone para trás faria o mesmo a Zarco, logrando o seu primeiro pódio ao serviço da Ducati.

A equipa italiana ainda celebraria a quinta posição de Andrea Dovizioso, depois deste se superiorizar a Maverick Viñales e Valentino Rossi, que na fase final da corrida começou a baixar o andamento e a perder posições para concluir a corrida num modesto décimo posto.

Classificação final

1º Dani Pedrosa (Honda) 45m26,827s
2º Marc Marquez (Honda) + 6,136s
3º Jorge Lorenzo (Ducati) + 14,767s
4º Johann Zarco (Yamaha) + 17,601s
5º Andrea Dovzioso (Ducati) + 22,913s
6º Maverick Viñales (Yamaha) + 24,556s
7º Danilo Petrucci (Ducati) + 24,959s
8º Jonas Folger (Yamaha) + 27,721s
9º Aleix Espargaro (Aprilia) + 31,233s
10º Valentino Rossi (Yamaha) + 38,682s

Em destaque

Subir