Motociclismo

Marc Marquez vence em Jerez e Miguel Oliveira é 18º

Marc Marquez dominou por completo o Grande Prémio de Espanha de MotoGP, que hoje se disputou no Circuito de Jerez de La Frontera. Uma prova que Miguel Oliveira terminou na 18ª posição.

Apesar de Fabio Quartararo arrancar da ‘pole position’ e Franco Morbidelli logo atrás, Marquez foi mais lesto na partida e deixou para trás os dois pilotos da Petronas Yamaha.
Depois o Campeão do Mundo foi-se afastando cada vez mais de Morbidelli, que liderou a perseguição a piloto da Honda # 93.

A partir dessa altura a questão foi saber se Morbidelli e Quartararo conseguiriam manter-se na ‘peugada’ de Marc Marquez ou se fraquejavam. O começo da resposta a essa pergunta aconteceu a 12 voltas do fim, quando o seletor da caixa de velocidades da Yamaha de Fabio Quartararo caiu e ditou o abandono do francês.

Depois do azar do seu companheiro de equipa, Franco Morbidelli ainda tentou uma reaproximação a Marquez, mas o que aconteceu é que o italiano da Petronas Yamaha foi perdendo terreno para os pilotos que o seguiam à distância e acabou por ser ‘engolido’ por eles.

Alex Rins foi o primeiro a deixar o antigo Campeão do Moto2 para trás, afastando-se rapidamente para garantir a segunda posição final e o segundo melhor resultado do espanhol da Suzuki, depois da sua vitória em Austin.
Depois foram Maverick Viñales, Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci a suplantarem Morbidelli, com o espanhol da Yamaha e o italiano da Ducati # 04 a lutarem pelo terceiro posto até à última curva, com o homem da marca dos três diapasões a garantir o último lugar do pódio.

Atrás dos dois pilotos oficiais da Ducati, desenrolou-se uma ‘cavalgada’ de Valentino Rossi para recuperar lugares, depois do ‘Doutor’ ter passado muito tempo no 10º posto, sendo que nas últimas voltas, e depois de ter suplantado Jack Miller e Cal Crutchlow levou a melhor sobre Franco Morbidelli e garantiu a sexta posição.

Já Miguel Oliveira, arrancando de 22º procurou recuperar lugares, mas tal revelou-se complicado, já que a KTM # 88 revelou-se pouco competitiva no traçado de Jerez. O piloto português concentrou-se em não cometer erros, aproveitou percalços alheios para subir na classificação, mas o 18º posto foi o resultado possível.

Classificação final
1º Marc Marquez (Honda) 41m08,685s
2º Alex Rins (Suzuki) + 1,654s
3º Maverick Viñales (Yamaha) +2,443s
4º Andrea Dovizioso (Ducati) + 2,804s
5º Danilo Petrucci (Ducati) + 4,748s
6º Valentino Rossi (Yamaha) + 7,547s
7º Franco Morbidelli (Yamaha) + 8,228s
8º Cal Crutchlow (Honda) + 10,052s
9º Takaaki Nakagami (Honda) + 10,274s
10º Stefab Bradl (Honsa) + 12,402s

18º Miguel Oliveira (KTM) + 41,570s

Em destaque

Subir