Desporto

Lopetegui ‘rouba’ domínio da bola ao Barcelona

Pela primeira vez na última década, há uma equipa da Liga espanhola com mais posse de bola do que o Barcelona. É o Real Madrid de Julen Lopetegui, que começa a recuperar da saída de Cristiano Ronaldo.

A derrota na Supertaça Europeia frente ao rival de Madrid fez disparar as críticas a Lopetegui, que já tinha entrado no Real com ‘o pé esquerdo’ dada a forma conturbada como foi despedido da seleção espanhola.

Mas o ex-treinador do FC Porto tem-se mantido fiel ao estilo de jogo que já mostrara ao serviço dos dragões, com muitos passes e uma quase obsessão pela posse da bola.

Já se sabe que os números, quando bem espremidos, dizem tudo o que for preciso. Mas as estatísticas oficiais da La Liga começam a dar razão a Lopetegui.

Pela primeira vez desde 2008, ano em que Guardiola deu a conhecer o ‘tiki taka’, o Real Madrid é a equipa do campeonato espanhol com mais posse de bola e mais toques, dois critérios em que o domínio do Barcelona era incontestável.

Disputadas duas jornadas, os jogadores do Real trocaram a bola 1880 vezes, enquanto os do Barcelona fizeram ‘apenas’ 1795 passes.

Para além da quantidade, os ‘merengues’ dominam também na qualidade: o acerto no passe atingiu os 90,76 por cento, contra os 87,89 por cento apresentados pelos ‘culés’.

Mais espantoso ainda é que esta circulação de bola é feita quase sem Modric, o melhor jogador do Mundial da Rússia que Lopetegui tem guardado no banco.

Sem o parceiro croata, brilha o alemão Toni Kroos, que lidera a eficácia no passe na La Liga com 97,35 por cento de eficácia.

“Vai ser entusiasmante reinventar a equipa sem Ronaldo”, tinha adiantado Julen Lopetegui, na pré-época. Com duas vitórias nas duas jornadas inaugurais, o contestado técnico começa a ganhar algum crédito junto dos adeptos do Real. Até quando?

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=H9M87HUH5N47

Em destaque

Subir