Nas Notícias

Creche ao sábado não é regalia exclusiva da Autoeuropa, diz Governo

O Governo esclareceu a polémica relacionada com o pagamento por parte da Segurança Social de creches ao sábado para funcionários da Autoeuropa. O ministro do Trabalho e Segurança Social explica que qualquer empresa pode ter acesso a este benefício.

Desde logo, o governante explicou que a administração da Autoeuropa e a comissão de trabalhadores solicitou informações para ver se existiam instituições que pudessem receber as crianças por forma a “uma adequação às novas exigências horárias”.

Vieira da Silva revela que “qualquer empresa” pode recorrer a creches nas Instituições particulares de solidariedade social (IPSS) para responder a necessidades dos seus trabalhadores.

As creches “tentam adequar o seu funcionamento aos beneficiários que têm e a maioria é de facto prolongamento de horário durante os dias de semana, mas nada impede, nos termos dos acordos que existem, que se possam encontrar soluções que proporcionem essa resposta para trabalho ao sábado”.

O ministro encara, por isso, com “normalidade” esta situação na Autoeuropa.

“O modelo de organização do tempo de trabalho na Autoeuropa está a mudar em função da nova escala e, por isso, é normal que surjam necessidades como esta e obviamente que é responsabilidade do Estado ajudar que se encontrem soluções que favoreçam a conciliação entre a vida profissional e familiar.”

Nos últimos dias, recorde-se, foi notícia que iria sair do bolso dos portugueses o pagamento de creches ao sábado para os funcionários da Autoeuropa.

Em destaque

Subir