Corvette C8R revelado na Florida
Em vésperas da segunda prova do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), em Fuji, foi revelado um novo bólide para as provas de endurance e GT; o Corvette C8R.
O novo carro que deverá ‘atacar’ o IMSA Sportscar em 2020 e as 24 Horas de Le Mans do próximo ano, foi apresentado no Centro Espacial Kennedy, em Cap Canaveral (Florida).
A ocasião justificava-se uma vez que se tratava da revelação também da versão de estrada do descapotável Corvette Stingray. Isto num momento histórico do modelo, já que foi em 1959 que surgiu o Corvette Stingray Racer com as mesmas cores que o novo C8 R enverga – o prateado.
Este novo ‘Vette’ é desenvolvido pela Pratt&Miller – a mesma estrutura responsável pela competição da equipa oficial envolvida no IMSA e em Le Mans, mas agora com uma fisionomia que o aproxima mais dos futuros ‘Hyper Car’ e que ostenta pela primeira vez um motor central (à frente do eixo traseiro), mesmo se o bloco continua a ser o V8 que até agora ‘morou’ na dianteira do antecessor C7R.
“O C8R é o resultado de um trabalho de desenvolvimento e testes que envolveu a GM Design, a Propulsion Engineering e a Corvette Racing (Pratt&Miller). A colaboração entre estas equipa permitiu-nos avançar com o modelo de alta performance e levá-lo para o próximo nível, tanto na estrada como na pista”, referiu Jim Campbell, vice-presidente da General Motorsport e responsável máximo da competição do construtor de Detroit.
O Corvette C8 R deverá atacar para já o campeonato norte-americano de resistência (IMSA) e em Le Mans, pela equipa oficial, inscrita nas categoria GTLM e GTE Pro, como rival do Porsche 911, Ferrari 488 ou BMW M8.
A marca ainda não anunciou a sua formação de pilotos, mas segundo alguma imprensa norte-americana deverá haver alterações, nomeadamente uma que se prende com o veterano dinamarquês Jan Magnussen, que deverá ser substituído por Jordan Taylor, que compete atualmente no IMSA com o Cadillac DPi # 10 da equipa do seu pai, Wayne Taylor.