Mundo

Contas de 530 biliões de euros a empresa de eletricidade ‘pagas’ por… hackers

eletricidadeUma equipa de hackers da Turquia atacou uma das empresas de eletricidade que opera no país. Do sistema da Teiaş desapareceram várias contas que totalizavam 530 biliões de euros.

A notícia, avançada pelo site Hackers Portugal, é da autoria de Rui Cruz, o fundador do Tuga Leaks que foi detido, em março de 2012,no âmbito de uma operação contra o grupo Anonymous Portugal.

Essa operação foi lançada pela Polícia Judiciária depois de uma série de ataques a organismos públicos (com a divulgação online, entre outros, de dados pessoais sobre procuradores) e a empresas como… a EDP.

A operação da PJ levou à detenção de sete pessoas, com 14 pessoas a serem constituídas arguidas.

É de salientar que semanas antes da detenção (no início de fevereiro) tinha sido arquivado um processo do Ministério Público contra o mesmo Rui Cruz, no qual o jornalista era acusado de alegada violação de correspondência ou telecomunicações.

De acordo com o site Hackers Portugal, o grupo RedHack, “a equipa de hackers mais ‘famosa’ da Turquia”, atacou a Teiaş – Türkiye Elektrik Iletim, tendo apagado as contas de eletricidade que iriam seguir para vários clientes

Uma estimativa apontou para que o valor das contas apagadas seja de 530 biliões de euros.

Os hackers do RedHack juntaram-se em 1997 e têm feito vários ataques contra organismos governamentais da Turquia.

Em destaque

Subir