Fórmula 1

Confirmado halo protetor de cockpit na Fórmula 1 a partir do próximo ano

HaloF1confirm116

Charlie Whiting, o diretor de corrida da Fórmula 1, confirmou esta sexta-feira em Melbourne que o halo protetor do cockpit dos monolugares vai ser introduzido na próxima temporada.

No entanto Whiting esclarece ainda não estar decidido ser a configuração a adotar será a testada em Barcelona pela Ferrari (foto) ou a ideia da Red Bull Racing, que envolve duas barras com uma espécie de pára-brisas, e que ainda não foi testada.

“Penso que funcionou razoavelmente bem. Está a ser bastante testado agora e acho que oferece uma boa proteção no caso de, por exemplo, uma roda voar na direção da cabeça de um piloto”, defendeu o diretor de corrida da F1.

“Temos de analisar bem os riscos. Precisamos de ver uma série de outras coisas, como a extração do piloto em caso de acidente. Temos também de consultar as equipas médicas sobre o assunto”, esclareceu.

CharlieWhitingHaloF1 116

“Mas no geral o sistema testado está a correr bem. Temos um pequeno grupo autónomo a lidar com o assunto, que é liderado pela Mercedes e pela Ferrari, e diria que estão a fazer um bom trabalho”, sublinhou Charlie Whiting.

“A idela da Red Bull é ser uma alternativa a isso. Vai consideravelmente mais longe em termos de desenvolvimento, nunca foi testado, mas poderia oferecer proteção adicional. Mas tenho as minhas dúvidas se será implementado em 2017”, referiu ainda o diretor FIA de corrida para a Fórmula 1.

Em destaque

Subir