Economia

Combustíveis mais caros na próxima semana

O preço dos combustíveis vai aumentar a partir da próxima semana. Depois de algumas semanas onde o custo dos combustíveis ‘abrandou’, tanto a gasolina como o gasóleo têm subida prevista na próxima semana.

A gasolina deverá subir dois cêntimos, enquanto que o diesel, que é o combustível mais usado em Portugal, deverá ficar 1,5 cêntimos mais caro.

Assim, a gasolina simples de 95 octanas, que nas últimas semanas foi assistindo a uma baixa no preço, irá agora aumentar para valores a rondar o 1,39 euros por litro.

Já o diesel simples deverá passar a custar cerca de 1,30 euros por litro de segunda-feira em diante, de acordo com o que é avançado por fonte do setor dos combustíveis ao jornal económico Eco.

Gasolina simples 95 octanas: 1,39 euros/litro
Gasóleo: 1,30 euros/litro

Para antecipar estes valores, como é habitual, é levado em conta o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

O preço dos combustíveis reflete a cotação que o petróleo teve nos mercados internacionais, nesta semana, e a tensão entre os principais produtores petrolíferos faz disparar o preço todas as semanas.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir