Nas Notícias

Clube dos Pensadores: Pedagogia cívica

Os debates no Clube dos Pensadores iniciam-se com uma nota biográfica do convidado e algumas das suas vivências que não deixam de descontrair e permitir que o convidado se sinta em casa.

Desta vez falei do percurso político de Joana Amaral Dias e da sua rebeldia que não deixou de fazer rir a assistência, pôs a Joana com ar de espanto, mas não deixou de sorrir e de achar piada. Relatei eu, que a Joana Amaral Dias, um dia fugiu de casa pela janela para dar uma volta, à noite. Quando chegou a casa tinha o seu pai Carlos Amaral dias à sua espera. Foi um momento de descontracção e de boa disposição.

Joana Amaral Dias fez-se acompanhar, neste debate por Nuno Ramos de Almeida, referiu-se à sua presença, salientando que o espaço Clube dos Pensadores é um local de liberdade, de democracia e de respeito pela opinião dos outros.
O debate per si, foi muito interessante e com um discurso diferente na tentativa de aproximação aos cidadãos.

Mas, para além da presença, de Joana Amaral Dias foi aparentemente insólito, contudo pedagógico, a presença de Nuno Ramos de Almeida, fundador do AG!R e activista do movimento ‘Que se lixe a troika’, sendo mentor das várias ‘grândoladas’ pelo país, tendo uma delas, culminado com a interrupção do ex-ministro Miguel Relvas no Clube dos Pensadores.

Essa manifestação ficou famosa pelo eco na imprensa desse protesto, e depois, pela consequente queda do ministro Relvas. Por outro lado, gerou uma acesa discussão na sociedade portuguesa, por colocar em causa o direito de reunião ao ser feita uma manifestação num local livre e aberto à opinião diferente.

Como devem compreender, na altura, não achei muita graça querer fazer um debate, ser interrompido e até impedido de me poder reunir com quem entendo, na base da troca de ideias.

Passado uns tempos, ver lado a lado, Nuno Ramos de Almeida e Joaquim Jorge não deixa de mostrar algo em democracia, não muito comum em Portugal: tolerância; respeito pelo outro; princípios; valores; educação; sem ressentimento.

Foi muito agradável falar com Nuno Ramos de Almeida e perceber, no fundo, tudo o que se passou na altura. Por fim, do seu novo projecto no Ag!r.

Boa sorte e foi um prazer ter alguém no Clube, que não tinha muito boa impressão deste espaço devido a um dos nossos convidados. Registamos por parte de Nuno Ramos de Almeida, até, palavras de simpatia e apreço por este projecto. Bonito!

Em destaque

Subir