Nas Notícias

“Cidadãos vão ter que cumprir as regras quer queiram quer não”, avisa diretor da PSP

O diretor nacional da PSP, Manuel Magina da Silva, avisou que todos os cidadão terão de “cumprir as regras” sanitárias, “quer queiram quer não”.

Em causa estão as restrições “excecionais” que vão vigorar a partir de sexta-feira e durante o fim de semana, como a proibição de circulação entre concelhos.

“Não desejo, mas prevejo que alguns cidadãos, por objeção de consciência, por teorias da conspiração relacionadas com a covid, que há muitas, poderá haver quem não se deixe sensibilizar e vão ter que cumprir as regras quer queiram quer não”, afirmou o diretor da PSP, em declarações aos jornalistas à margem da inauguração da 41.ª esquadra da Alta de Lisboa.

Ainda assim, Magina da Silva garantiu acreditar que “a adesão dos portugueses e a compreensão dos tempos e das regras excecionais vão prevalecer”.

“Vivemos uma situação excecional e em situações excecionais não se resolvem [as coisas] fazendo como se fazia em situações normais, exigem-se situações excecionais”, salientou.

O diretor nacional da PSP frisou ainda que a polícia “privilegia uma intervenção de pedagogia de sensibilização”, mas tem capacidade para adotar uma “ação repressiva quando as pessoas não querem nem se deixam sensibilizar”.

Em destaque

Subir