Mundo

Charlotte, a macaca, obriga zoo japonês a pedir desculpa a Charlotte, a princesa

macaca_charlotte

O nome da macaca recém-nascida no Takasakiyama Zoo, no Japão, foi a votos. A maioria escolheu Charlotte, como homenagem à princesa britânica que nasceu no sábado. Só que a escolha gerou críticas e obrigou o zoológico a ‘desbatizar’ a macaca e a pedir desculpas.

Uma homenagem bem intencionada gerou uma macacada que esteve perto de criar um conflito diplomático entre duas das mais importantes monarquias do mundo, a britânica e a japonesa.

Tudo começou com uma tradição do Takasakiyama Zoo, no Japão, em deixar que os visitantes escolham o nome (por votação) dos primeiros bebés de cada espécie.

Ontem era a vez de ser votado o nome de uma macaca-japonesa. Com 59 dos 853 votos registados (segundo a NTV News 24), a bebé foi batizada como Charlotte, em homenagem à princesa britânica que nasceu no sábado e que se chama Charlotte Elizabeth Diana.

“Perguntámos ao público e Charlotte tornou-se repentinamente a opção mais popular”, salientou um dos tratadores, citado sem identificação pela AFP.

Mas a escolha não tardou a tornar-se polémica. O zoológico foi inundado de protestos contra o “desrespeito” de usar o nome da princesinha para denominar uma macaca.

“Após divulgar o nome, fomos inundados por chamadas telefónicas e emails de pessoas que consideram pouco conveniente” a escolha, reforçou o mesmo funcionário.

Muitas das críticas, referia o Japan Times, questionavam como iria reagir o Japão caso um zoológico britânico batizasse um macaco com o nome de um dos elementos da família imperial que governa o país.

De acordo com a agência Kyodo News, o Takasakiyama Zoo não demorou a ‘desbatizar’ a macaca e emitiu um pedido de desculpa público.

No mesmo comunicado, a instituição terá acrescentado que vai abrir uma nova votação para escolher o nome da ex-Charlotte.

Em destaque

Subir