Mundo

O ‘menino soldado’ sai da prisão, 13 anos depois, em liberdade condicional

omar_khadr

O mais famoso ‘menino soldado’ de Guantánamo recebeu a liberdade condicional, 13 anos depois. Filho de um importante membro da Al-Qaeda, Omar Khadr foi libertado por decisão judicial do Canadá, onde estava a cumprir pena, mesmo contra a vontade do poder político.

Omar Khadr, o mais famoso ‘menino soldado’ de Guantánamo, é agora adulto e um homem livre, pelo menos de forma condicionada.

Quando entrou na infame prisão norte-americana em Cuba, em 2002, Omar Khadr tinha 15 anos. Tinha sido condenado, em 2010, a oito anos de prisão, por assassinato (num ataque com uma granada) de um sargento americano, no Afeganistão.

O então ‘menino soldado’ cumpriu dez anos em Guantánamo, sendo depois transferido para uma prisão de alta segurança no Canadá, onde tem permanecido nos últimos três anos.

Omar Khadr, hoje com 28 anos e alegadamente filho de um influente elemento da Al-Qaeda, saiu em liberdade condicional sujeita a pulseira eletrónica, embora continue sob monitorização apertada por parte das autoridades norte-americanas.

“O senhor está livre”, afirmou a juíza Myra Bielby, no final de uma audiência que decorreu em Edmonton, no estado do Alberta, no Canadá.

A deliberação deixou o agora adulto “incrivelmente feliz”, como salientou o advogado Dennis Edney: “Está feliz, incrivelmente feliz. Custou-nos anos chegar até aqui”.

Omar Khadr, que está impedido de deixar o estado de Alberta, deve agora continuar os estudos numa universidade católica de Edmonton.

Foi libertado com uma fiança de 5000 dólares, quando o Governo canadiano reclamava um mínimo de 100 mil dólares.

“A decisão de hoje decepciona-nos e lamentamos que um terrorista que foi considerado culpado possa ser reincorporado na sociedade canadiana sem ter cumprido a totalidade da pena”, declarou o Departamento de Segurança Pública do Canadá, em comunicado.

As agências internacionais não explicam como é que um condenado a oito anos de prisão esteve 13 anos encarcerado e continua com pena para cumprir.

Em destaque

Subir