Motores

Cerca de 40 mil na Exponor no Motorshow Autoclássico

Num fim de semana onde o bom tempo convidou a assistir à parte competitiva do evento, cerca de 40 mil entusiastas visitaram a Exponor durante o fim de semana para o Motorshow Autoclássico Porto 2018.

A moldura humana confirmou o sucesso do evento, organizado pela Xikane pelo 16º ano, que teve um convidado muito especial em Ari Vatanen. Um finlandês muito solícito, para ‘selfies’ e autógrafos, espalhando a sua simpatia e também talento aos comandos de um Ford Escort RS idêntico aquele que tripulou quando se sagrou Campeão do Mundo de Ralis em 1981.

Não obstante os seus 66 anos, Vatanen mostrou estar em forma, e mostrou ser tão diplomata quando o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ou não tivesse ele sido deputado europeu responsável pelas questões rodoviárias, cargo de que ainda hoje se orgulha.

O finlandês deixou também um elogio ao evento referindo: “Dá muito trabalho fazer um festival como este, mas têm de ser feitos para manter a família dos automóveis unida. É importante para o desporto, para Portugal, para que este desporto permaneça vivo. Foram três dias de muito ‘calor humano’ e parece que saio daqui ainda mais jovem de alma rejuvenescida”.

Destaque ainda para o Autoclássico, que também reuniu uma série de curiosos de modelos do passado, componentes e miniaturas, e também um pequeno espaço de exposição para modelos que competem nas pistas. Motivo suficiente para a visita de Rui Madeira (ex-Campeão do Mundo de Grupo N) e de Pedro Salvador (Campeão Nacional de Velocidade), que esteve presente no espaço do CAMI Motorsport em pessoa e com o seu Cupra TCR para uma sessão de autógrafos.

Pelo lado da Xikane Pedro Ortigão faz um balanço positivo do evento: “Apesar de ter sido a 16ª edição, funcionou com um ano zero, na sequência da total reformulação da pista, que se revelou do agrado da maioria dos pilotos. Não podíamos estar mais satisfeitos com a resposta dos pilotos, do público que se entusiasmou e, claro, com a aposta de trazer Ari Vatanen, que excedeu todas as expetativas, com o seu notável talento, popularidade e simpatia durante os três dias do evento”.

Em destaque

Subir