Tecnologia

Carros ‘ligados’ podem ser atacados por hackers

hackers_controlam_carro

A internet e os ‘dispositivos ligados’ não são só coisas boas. Um grupo de pesquisadores americanos conseguiu, através de uma falha, controlar um carro à distância.

Charlie Miller e Chris Valasek, dois investigadores norte-americanos na área da segurança online, descobriram uma falha que permite a hacker controlar um automóvel.

Esta falha foi descoberta no sistema eletrónico que equipa alguns modelos de carros da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), nos EUA. A dupla de investigadores fez questão de pôr a nu está falha e mostrar que os carros ‘ligados’ podem ser um chamariz aos hackers.

Através da central de Unconnetc Access, que controla o computador de bordo e os sistemas de entretenimento do carro, os investigadores conseguiram controlar as funções de um Jeep Cherokee.

O mais caricato é que este ‘controlo indesejado’ foi efetuado com o carro a quilómetros de distância. Entre as vulnerabilidades, Miller e Valasek referem que é possível controlar a direção do carro, acelerador e travões.

Estes perigos são válidos para os chamados ‘veículos ligados’, carros que estejam ligados À internet, seja por via do GPS, ou até por via de um dispositivo de entretenimento presente no carro.

Apesar das tecnologias irem nesse sentido: máquinas e dispositivos conectados, a verdade é que a segurança poderá estar posta em causa. Os veículos conectados, à semelhança do que acontece com os computadores e smartphones, vão estar sempre sujeitos à curiosidade dos hackers.

 

 

Em destaque

Subir