Economia

Há cada vez mais portugueses a comprar online, diz a SIBS

compras_online_portugueses

O número de portugueses a fazer compras online tem vindo a aumentar todos os anos. Segundo dados da SIBS, só em 2014 os portugueses gastaram em compras online cerca de 3 mil milhões de euros.

A SIBS regista um aumento do número de portugueses a optar pelo comércio eletrónico. No entanto, a mesma fonte refere que ‘há potencial para crescer’. Apesar do aumento registado, Portugal está muito abaixo da média europeia.

Em 2014 foram cerca de 12 milhões de compras pela internet, tendo aumentado em 14 por cento o número de internautas a comprar online face ao mesmo período do ano anterior, 2013.

Os dados agora lançados pela SIBS mostram também o tipo de compras que os portugueses fazem mais pela internet. Segundo esses dados, os portugueses dão preferência à reserva de hotéis e bilhetes de avião.

Quanto aos países onde são efetuadas essas compras, e segundo o barómetro da SIBS, 24 por cento das compras online dos portugueses são feitas a nível nacional, seguindo-se o Reino Unido com 23 por cento das preferências e Espanha e Irlanda com 9 por cento cada.

Para a transação das operações, os portugueses dão preferência ao cartão de crédito, 53 por cento, seguindo-se os pagamentos em dinheiro, voucher ou cheque, com 10 por cento e a transferência bancaria com 8 por cento.

Cada agregado familiar gastou, em média, nas compras online, cerca de 600 euros. Apesar do aumento significativo de transações, há muita margem para crescer. Só no Reino Unido, cada agregado gastou em média, cerca de 4000 euros, mais 3400 euros que os portugueses nas compras online.

 

Em destaque

Subir