Motociclismo

Caravana do Portugal de Lés-a-Lés descansa no Bussaco

PortugalLes115

A 18.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés não vai fugir à tradição. Promete aventuras na estrada e na mesa. E não será apenas pelo famoso leitão que faz as delícias gastronómicas de quem visita o concelho da Mealhada.

Num cenário edílico, como a mata envolvente do Palace Hotel do Bussaco ou a famosa água do Luso são alguns dos polos de atração para a grande aventira que entre 9 e 11 de Junho do próximo ano vai ligar Albufeira a Vila Pouca de Aguiar no mais famoso passeio mototurístico do país.

A serra do Bussaco vai marcar os 18 anos de vida do evento, recriando o ambiente de uma das batalhas que a 27 de setembro de 1810 ditou o rumo da terceira invasão francesa, quando as forças anglo-lusas – comandadas pelo Duque de Wellington, derrotaram as tropas napoleónicas.

Está prevista uma receção em grande estilo aos mais de mil aventureiros do Portugal de Lés-a-Lés, reforçando a filosofia de descoberta e diversão, e simultaneamente o conhecimento patrimonial e histórico do nosso país.

Será também a primeira vez que o evento organizado pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal entrará nos muros que protegem os 105 hectares da majestosa e bucólica Mata Nacional do Bussaco, plantada no primeiro quartel do século XVII pela Ordem dos Carmelitas.

Será um toque diferente, a meio do caminho turístico entre o Algarve e Trás-os-Montes. Percurso que, como tradicionalmente, totalizará cerca de 1000 quilómetros, sempre longe das autoestradas e itinerários principais, optando por estradas nacionais e municipais e até alguns caminhos de terra batida, na descoberta de um Portugal por muitos desconhecido, privilegiando o turismo e a cultura, as paisagens e a história, a gastronomia e as gentes das dezenas de localidades atravessadas ao longo de três dias de aventura e descoberta.

Em destaque

Subir