Motociclismo

Portugal de Lés-a-Lés já está na estrada

LesAles

A 18.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés já está na estrada, com um recorde de 1684 participantes em mais de 1500 motos. Um evento que esta sexta-feira liga Albufeira ao Buçaco, com uma tirada de 553 quilómetros e imensos motivos de interesse.

No sábado, etapa do Luso até Vila Pouca de Aguiar, mais curta mas não menos exigente, para a maior caravana de sempre num evento mototurístico europeu.

Ao todo serão mais de milhão e meio de quilómetros na travessia de Portugal Continental à moda antiga e pelo menos 3 milhões de litros de água para lutar contra a intensa canícula que se espera por estes dias.

Prova disso, o Passeio de Abertura que mostrou o concelho albufeirense, desde icónicos locais de diversão nocturna das décadas de 1980 ou 09 até à actualidade, como o Kiss ou o Kadoc, passando pelas mais famosas praias, de Olhos de Água à Falésia, da Galé a St.ª Eulália.

Pelo meio tempo para molhar os pés no primeiro dos 20 postos do controlo do evento organizado pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, com excelente encenação dos sempre bem-dispostos elementos do Moto Clube de Albufeira.

LesAles1

Tempo também para as cerca de duas centenas de mototuristas espanhóis, de vários franceses, holandeses, polacos, sul-africanos, brasileiros, angolanos, italianos, suíços e de outras nacionalidades provarem cerveja artesanal algarvia com sugestivo nome de Marafada ou os doces regionais da Santa Casa da Misericórdia da Albufeira.

O momento histórico do dia centrou-se na visita ao Castelo de Paderne, um ‘hisn’, pequena fortificação rural fundada pelos almóadas na segunda metade do século XII e que foi o último bastião árabe conquistado em território nacional.

O pequeno farol da Ponta de Baleeira foi outro dos pontos mostrado com orgulho pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira e motociclista convicto, Carlos Eduardo da Silva e Sousa à longa lista de participantes que inclui nomes bem conhecidos de outras áreas como Cândido Barbosa, o ciclista português com maior número de vitórias, ou Armindo Araújo, o bicampeão mundial de ralis da categoria Produção.

Em destaque

Subir