Nas Notícias

Portuguesa BIAL anuncia medicamentos “inovadores” para Parkinson e epilepsia

bialEm parceria com a biofarmacêutica belga UCB, a portuguesa BIAL vai comercializar dois “medicamentos inovadores” para a doença de Parkinson e para a epilepsia. A farmacêutica explicou, numa nota enviada à Lusa, que pretende facilitar o acesso de doentes nacionais aos dois fármacos.

Este acordo com os belgas permite à BIAL assegurar “em exclusivo”, junto dos profissionais de saúde portugueses, a “promoção e informação” sobre o NEUPRO e o VIMPAT, os dois “fármacos de investigação da UCB”.

De acordo com o presidente executivo da farmacêutica portuguesa, António Portela, a BIAL vai, com a comercialização destes medicamentos neurológicos, “disponibilizar dois fármacos que demonstraram dar resposta a necessidades clínicas ainda não satisfeitas em duas patologias devastadoras e associadas a uma enorme incapacidade”.

“A nossa experiência na área da neurologia será enriquecida e permitirá que mais pacientes possam receber os tratamentos adequados para combater estas doenças”, acrescentou.

Segundo a informação da empresa, “o VIMPAT (lacosamida) está indicado como terapêutica adjuvante no tratamento de crises epiléticas parciais em doentes com epilepsia com idade igual ou superior a 16 anos”.

“Este fármaco representa um novo tratamento para os doentes com epilepsia, uma doença altamente incapacitante em que mais de 25 por cento dos pacientes não consegue alcançar o controlo de crises com as terapêuticas atuais”, justificou a farmacêutica.

O NEUPRO (rotigotina) é apresentado como “o primeiro agonista da dopamina disponível em sistema transdérmico que, em associação com a levodopa, está indicado para o tratamento da doença de Parkinson em estados avançados”.

“O adesivo transdérmico proporciona um fornecimento constante da rotigotina ao longo de 24 horas, melhorando a qualidade de vida dos doentes”, complementou a empresa.

António Portela salientou ainda a parceria com a UCB no âmbito do compromisso da farmacêutica portuguesa em trazer para o mercado “medicamentos diferenciadores” e da estratégia de “estabelecer alianças com empresas internacionais que assumem a mesma missão de BIAL, ou seja, fornecer medicamentos inovadores e de alta qualidade, capazes de melhorar a qualidade de vida dos pacientes”.

O diretor geral da UCB Ibéria, Jesús Sobrino, destacou a “satisfação” de ter a BIAL como parceiro, sobretudo porque se trata de uma empresa cujas “competências e forças” na área da neurologia “irão possibilitar que cada vez mais pacientes possam conhecer estes tratamentos para a epilepsia e doença de Parkinson, com efeitos na qualidade de vida e na progressão favorável das doenças de que padecem”.

Ainda segundo a BIAL, cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo têm epilepsia, o que faz desta “a condição neurológica grave mais comum”. Em Portugal, “a epilepsia atinge cerca de 50 a 60 mil pessoas e todos os anos surgem cerca de 50 novos doentes por cada 100 mil pessoas”.

A doença de Parkinson é “uma doença neurodegenerativa do sistema nervoso central caracterizada pela presença de bradicinésia (lentificação dos movimentos), tremor, rigidez muscular e alteração postural”, sendo “a segunda doença neurodegenerativa com maior prevalência no país”, afetando 13 mil doentes.

O envelhecimento da população faz antecipar “um aumento deste número nas próximas décadas”.

Em destaque

Subir