Nas Notícias

Cantor Dino D’Santiago propõe alteração do Hino Nacional português

Composto em 1890, por Henrique Lopes de Mendonça e Alfredo Keil, “A Portuguesa” passou a ser, a partir de 1911, considerado o hino oficial do país.

A letra do hino tem referências ao orgulho nacional e ao patriotismo e por ordem da então Assembleia Constitutiva passou a ser designado como um dos símbolos da portugalidade.

Porém, atualmente, há quem entenda que este símbolo nacional deveria sofrer alterações em algumas das expressões que são cantadas.

Dino D’Santiago, artista português, foi convidado para atuar na Grande Conferência comemorativa dos 50 anos do Expresso e foi aí que sugeriu uma alteração do hino português.

Na Fundação Champalimaud, em Lisboa, o artista apelou a que se faça a alteração ao hino com o objetivo de criar algo “bom a pensar nos nossos filhos”.

“A nossa geração, este nosso tempo, já é um tempo de termos um hino menos bélico, que incentive menos às guerras. Não gritemos mais ‘às armas, às armas’ e não marchemos mais ‘contra os canhões’”, pediu o cantor.

Para Dino D’Santiago é importante rever algumas expressões que o hino português contém.

“Os nossos filhos não precisam disso e a nova emancipação não pode ser territorial. Que seja mental, espiritual, com amor”, argumentou Dino D’Santiago, citado pelo jornal Expresso.

Letra de “A Portuguesa”

Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

Em destaque

Subir