Nas Notícias

Calor não dá tréguas neste sábado

O cenário meteorológico não sofre grandes alterações, neste sábado, que será semelhante aos dias mais recentes no que à previsão do tempo diz respeito. Calor, muito calor, na generalidade do território nacional continental, com possibilidade de “aguaceiros fracos” nos Açores e alguma nebulosidade no arquipélago da Madeira.

Num país com vários alertas por causa das elevadas temperaturas e com risco de incêndio, os termómetros devem subir aos 44 graus em algumas regiões, como Santarém, Évora e Beja.

Lisboa, com 42 graus de máxima esperada, deverá sentir uma temperatura a Faro, onde o mercúrio não deverá ultrapassar os 37 graus.

Mais ‘fresco’ estará o Porto com 31 graus de máxima esperada neste sábado, onde Braga e Vila Real devem chegar aos 40 graus.

As elevadas temperaturas em Portugal são, de resto, já tema na imprensa internacional.

Açores e Madeira

Se na generalidade do território continental as temperaturas estão elevadas e o sol marca presença, nos Açores, neste sábado, podem cair alguns “aguaceiros fracos” e a temperatura deverá rondar os 26 graus em Ponta Delgada.

Quanto à Madeira, que terá “céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo até meio da manhã”, a temperatura deverá subir nas zonas montanhosas e no Funchal os termómetros devem chegar os 26 graus.

Estado do mar

O IPMA prevê para a costa ocidental ondas de noroeste com um metro e água a uma temperatura de 17/19 graus.

Na costa sul, a previsão é de ondas inferiores a um metro e uma temperatura da água do mar a rondar os 19/21 graus.

Em destaque

Subir