Economia

Gasóleo desce, gasolina sobe na próxima semana

A próxima semana deverá arrancar com mexidas no preço dos combustíveis, com a gasolina a sofrer um aumento e o gasóleo a ver o seu preço baixar.

Se a gasolina simples deverá sofrer um aumento na ordem de um cêntimo por litro, a queda no preço do gasóleo deverá rondar o meio cêntimo.

Deste modo, o combustível mais utilizado em Portugal (diesel) deve chegar aos 1,35 euros por litro, enquanto que a gasolina simples deverá passar a custar 1,59 euros por litro.

Gasolina simples 95 octanas: 1,59 euros/litro
Gasóleo: 1,35 euros/litro

Com estas alterações, o valor a pagar pela gasolina deverá ser o mais elevado desde o início do mês de julho.

Para antecipar estes valores, como é habitual, é levado em conta o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir