Nas Notícias

A saúde pública como um café: Quanto menos açúcar, melhor

acucar no cafeSe costuma pedir café não se admire quando o pacote de açúcar tiver metade do tamanho atual. A Direção Geral da Saúde (DGS) propôs que as embalagens individuais sejam reduzidas dos oito para os quatro gramas. Tudo para que os portugueses passem a consumir menos açúcar.

Somos uns gulosos, mas quando abusamos de certos produtos, como o açúcar, poderemos estar a alimentar um problema de saúde pública.

De acordo com o jornal Público, a DGS já terá entregado ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, um relatório com várias propostas para levar os portugueses a cortarem – e muito – no consumo de açúcar.

A principal sugestão é também aquela mais fácil de identificar caso venha a ser posta em prática: a redução da quantidade de açúcar no pacote que acompanha o café pedido num estabelecimento de restauração.

As embalagens individuais contêm entre sete a oito gramas de açúcar. A proposta da DGS, avançou o jornal, visa cortar para metade, impondo um limite de quatro gramas por pacote de açúcar.

O objetivo do documento passa por implementar medidas de combate a vários problemas de saúde pública associados ao consumo de açúcar, como a obesidade e a diabetes.

Nas contas da Organização Mundial de Saúde, o consumo de açúcar por parte das crianças portuguesas é cinco vezes superior à dose diária ideal.

Em destaque

Subir