Mundo

‘Safety check’ funcionou mal no Paquistão e Facebook pediu desculpa

safety check lahore

A aplicação ‘safety check’ deixou o Facebook em maus lençóis, depois do atentado de Lahore, no Paquistão. Vários utilizadores receberam uma notificação para responderem se estavam bem, mesmo sem qualquer ligação com o local do atentado. O Facebook já veio pedir desculpa pelo ‘bug’.

Um utilizador do Facebook na Cova da Moura ou em Fornos de Algodres pode ter sido notificado para responder se estava bem depois do atendado de Lahore, que fica… no Paquistão.

Um pouco por todo o mundo, “inúmeros” utilizadores da popular rede social foram afetados por uma falha no ‘safety check’, a aplicação que permite a uma pessoa que está num local onde ocorra uma catástrofe natural ou um atentado informar os familiares e amigos de que se encontra em segurança.

Devido a um ‘bug’, um número não revelado de utilizadores foram notificados pelo Facebook a responder a um ‘safety check’ referente a Lahore, a cidade do Punjabe paquistanês onde um suicida se fez explodir junto a um parque, matando pelo menos 72 pessoas.

A empresa já veio pedir desculpas pelo erro, através de um comunicado enviado a várias agências noticiosas: “Ativámos o ‘safety check’ hoje [ontem] em Lahore, no Paquistão, depois do atentado bombista. Infelizmente, inúmeras pessoas que não foram afetadas receberam uma notificação perguntando-lhes se estavam bem”.

“Este tipo de ‘bug’ é contrário à nossa intenção”, referiu a rede social: “Tomámos rapidamente medidas para resolver este problema e apresentamos as nossas desculpas a todos aqueles que receberam essa notificação por erro”.

O ‘safety check’ foi ativado pela primeira vez durante os atentados de Paris, em novembro de 2015, tendo sido também usado nos atentados de Ancara e Bruxelas, ambos este mês.

Em destaque

Subir