Nas Notícias

BICMINHO apoia candidaturas ao programa +Inovação +Indústria

Até 4 de fevereiro está aberta uma nova ronda de candidaturas ao Programa +Inovação +Indústria e o BICMINHO, enquanto parceiro desta rede, ajuda os empreendedores a preparar a sua candidatura e melhorar as suas hipóteses de ser um dos projetos selecionados para investimento.

O + Inovação + Indústria dirige-se às empresas e aos empreendedores dos setores mais tradicionais da economia nacional, com o objetivo de reforçar a respetiva capacidade de inovação, em termos de equipamento, produto e processo, possibilitando a sua rápida progressão nas cadeias de valor e incentivando a cooperação com o sistema científico e tecnológico nacional (SCTN) através de investimento de capital de risco na criação de novas startups e lançamento de spinoffs.

Podem concorrer empreendedores, quadros, gestores, técnicos ou investigadores de empresas industriais ou de entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional e enquanto copromotores, empresas industriais interessadas no desenvolvimento do projeto.

Os promotores poderão beneficiar de investimento por parte da Portugal Ventures até 1,5M€ (indicativamente), numa participação minoritária, por tranches e com base num plano de desenvolvimento, valorização da Propriedade Intelectual, acompanhamento por peritos nos projetos financiados pela Portugal Ventures. Os projetos selecionados terão a oportunidade de serem incubados e acelerados em pólos de inovação internacionais.

O investimento da Portugal Ventures, através dos Fundos de Capital de Risco (FCR) por si geridos, poderá ascender a um valor indicativo de 1.5 milhões de euros, por projeto, baseado num plano de desenvolvimento com metas pré-definidas. Será concedida aos promotores a maioria do capital social da empresa, em conjunto ou não com copromotores que aqueles entendam convidar para o projeto (nomeadamente empresas já existentes apostadas no seu desenvolvimento), aceitando-se ainda a possibilidade de sindicação do investimento com outros investidores financeiros.

As principais características elegíveis são a criação de uma nova empresa (ou constituída há menos de 3 anos), com sede em Portugal e com controlo acionista ou de gestão por empreendedores oriundos das empresas industriais ou do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional (SCTN), produção de bens, equipamento ou serviços destinados à modernização e/ou inovação dos sectores tradicionais da economia nacional, através de novas atividades/produtos/serviços com presença insuficiente no país mas com grande potencial de crescimento ou de novos processos ou processos significativamente melhorados dos quais resultem ganhos produtivos, organizacionais ou de sustentabilidade, apresentação de uma tecnologia/produto “industrializável’, projetos baseados em tecnologia proprietária e/ou onde os promotores tenham participado no seu desenvolvimento e/ou obtido o licenciamento da propriedade intelectual e output de natureza escalável no mercado global, como forma de obtenção de dimensão crítica e de competitividade.

O BICMINHO, parceiro desta rede, coloca assim à disposição dos empreendedores uma nova ferramenta de apoio, promovendo o acompanhamento dos projetos investidos no âmbito do programa que poderão ser de diversas áreas: Agro – industrial (inclui produção agrícola, transformação, packaging e distribuição), Moda (inclui têxtil e calçado), Florestal (inclui papel, madeiras e cortiças), Habitat (inclui cerâmica, mobiliário, produtos metálicos e construção), Química (inclui plásticos e matérias primas para indústria), Tecnologias de Produção (inclui maquinaria, sistemas produtivos e moldes), Mobilidade (inclui componentes para veículos de transporte). Incluem-se ainda os serviços de suporte dirigidos aos setores considerados de valor acrescentado nomeadamente – I&D; Engenharia e Desenvolvimento de Produto e Processos; Energia; Ambiente; Serviços integradores; Design; Marketing; Logística.
Os projetos podem apresentar-se em fase Seed, apresentando uma tecnologia/produto “industrializável’, com protótipo que permita validar a aplicação da tecnologia e/ou da ideia de negócio, bem como apresentar potenciais clientes e que estejam à procura de fundos para preparar o arranque da operação, ou em fase Start-up e Growth, isto é que já tenham uma gama de produtos e uma base de clientes interessados e que estejam à procura de capital para consolidar e desenvolver novos produtos, lançar e expandir para novos mercados.

Sobre o BICMINHO

O BICMINHO – CENTRO EUROPEU DE EMPRESAS E INOVAÇÃO é uma instituição sem fins lucrativos, certificada pela União Europeia com o EU-BIC para a promoção do Empreendedorismo e da Inovação, através do apoio à criação de novas empresas e à modernização e internacionalização das PME.

Com 15 anos de atividade, o BICMINHO atua ao serviço do interesse público da região e do país, tendo já apoiado a criação de mais de 229 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 92%, responsáveis pela criação de mais de 3.000 novos empregos e de um volume de negócios global estimado em 2015 superior a 35 milhões de euros. Na área da Inovação Empresarial e Internacionalização o BICMINHO apoiou mais de 600 PME, que empregam mais de 8.650 trabalhadores em termos globais representam mais de 650 milhões de euros de volume de negócios, das quais 170 foram apoiadas ao nível da internacionalização.

O conceito EU-BIC (European Union Business and Innovation Centre) são um caso de sucesso com mais de 30 anos da intervenção da União Europeia. Criados em meados da década de 80 pela DG REGIO (então DG XVI), os EU-BIC são um exemplo clássico de como as atividades financiadas pela União Europeia podem e devem ter um impacto concreto no crescimento económico e no aumento da competitividade europeia. Em termos globais, os mais de 150 EU-BIC criaram milhares de novos negócios e dezenas de milhares de novos empregos qualificados e sustentáveis.

A rede dos mais de 150 EU-BIC apoiaram em 2013 em termos globais 12.300 empreendedores que deram origem à criação de 3.000 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 90%, e ajudaram a captar cerca de 284 milhões de euros em investimento, incluindo financiamento público, bancário e de risco. Geraram cerca de 13.000 novos empregos em start-ups e PME, com um investimento público muito eficiente de cerca de 8.800 euros por cada emprego criado. http://ebn.eu/sharedResources/users/59/Infographics_EBN_2014.pdf.

Mais informação em www.bicminho.eu e em www.ebn.eu.

Em destaque

Subir