Nas Notícias

BICMINHO reconhecido como referência na União Europeia na área da bioeconomia

O anúncio formal será feito amanhã, dia 11 de fevereiro, em Dublin, na Irlanda, no âmbito da Conferência Internacional ‘Bioeconomy Impact 2016’, um evento internacional que visa desafiar os investigadores europeus da área da bioeconomia a discutir sobre o valor e o impacto económico das suas pesquisas, nomeadamente ao nível da criação de riqueza e de novos empregos.

O BICMINHO vai assim desenvolver ações de mentoring, business coaching e consultoria especializada a dois dos oito projetos de investigação na área da bioeconomia com elevado potencial de mercado: FOODSCAN, da Alemanha e PROteINSECT, do Reino Unido. FOODSCAN é um projeto que visa desenvolver um bio-sensor portátil e automatizado completamente inovador para detetar resíduos químicos e de pesticidas nas produções agrícolas e agroindústrias. Por outro lado, o PROteINSECT desenvolveu uma tecnologia que permite a exploração de insetos como uma fonte sustentável de proteínas para alimentação animal.

“A bioeconomia será o grande motor de crescimento económico da Europa nos próximos anos. Ao dar resposta às necessidades de uma população crescente, ao mesmo tempo que protege o nosso ambiente e os nossos recursos naturais, a bioeconomia será determinante para ajudar a Europa conseguir um crescimento económico sustentável, inteligente e inclusivo, gerador de riqueza e de novos empregos”, afirma com convicção Nuno Gomes, CEO do BICMINHO, eleito no final de 2015 Presidente do Bioeconomy Special Interest Group da European Business and Innovation Centre Network e Perito Externo da CCDR-N para o sector agroalimentar do Grupo de Trabalho para a Competitividade Industrial da Macrorregião RESOE.

A Bioeconomia é um sector de elevado potencial e em forte crescimento, e de grande relevância para a melhoria competitiva da Euro-Região Norte de Portugal – Galiza, com forte influência sobre muitos sectores industriais e económicos. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico a Bioeconomia movimenta no mercado mundial cerca de €2 triliões de euros e gera cerca de 22 milhões de empregos, assumindo-se portanto como a única economia alternativa para o século XXI para a União Europeia.

Em destaque

Subir