Economia

Bicminho apoia ideias inovadoras no acesso a capital de risco

O Bicminho está a apoiar diretamente os empreendedores que queiram concorrer à 14.ª Call for Entrepreneurship, ajudando-os na preparação e qualificação das suas candidaturas, de forma a maximizar as suas hipóteses de serem selecionados para a obtenção de investimento de capital de risco que pode ir até 750 mil euros, ou até 85% das necessidades do projeto.

Os interessados deverão entrar em contacto com o Bicminho, membro da Rede de Parceiros do Programa de Ignição da iniciativa, e solicitar uma reunião para iniciar o processo ou obter mais informações. As candidaturas arrancam no dia 1 de fevereiro e terminam a 3 de março.

Trata-se de investimento da Portugal Ventures nos setores TICE & WEB (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, Tecnologias e conceitos para social web), Ciências da Vida (Biotecnologia, novas tecnologias, produtos e serviços para assistência médica, equipamentos e dispositivos médicos), Recursos Endógenos (Energia, Agroalimentar, Floresta e Mar), Nanotecnologia e Materiais e Inovação Tecnológica para o Turismo (serviços inovadores e produtos complementares à oferta tradicional do turismo nacional). Através dos Fundos de Capital de Risco (FCR) geridos pelos selecionados, poderá obter um valor que ascende a 750 mil euros, com um montante médio indicativo de 300 mil euros por projeto. O valor deste financiamento representará até 85% das necessidades de financiamento totais de cada projeto, sendo realizado ao longo de 2 anos de acordo com as metas definidas previamente. Será concedida aos promotores a maioria do capital social da empresa, aceitando-se a sindicação do investimento com outros investidores.

Quem se pode candidatar?

Podem-se candidatar projetos inovadores e diferenciadores, que apresentem significativo potencial de crescimento no mercado global e que sejam implementáveis com os recursos disponíveis, que estejam posicionados em cadeias de valor internacionais, orientados a produto (bens transacionáveis e serviços), e baseados em I&D científico e tecnológico referenciado internacionalmente e que sejam representativos de uma iniciativa original dos promotores enquanto titulares de todos os direitos legais. As empresas devem ter a sua sede em Portugal.

São assim legíveis projetos em fase de Pre-Seed que já tenham completado o desenvolvimento de um protótipo funcional, de modo a permitir validar a aplicação da tecnologia e/ou da ideia de negócio, e que possuam evidência preliminar da sua aceitação pelo mercado, mesmo que ainda não tenham efetuado vendas, projetos em fase de Seed que já tenham alguns clientes e que estejam à procura de financiamento para expandir a sua atividade e projetos em fase de Start-up e Growth que já tenham uma gama de produtos e uma base de clientes, consolidada no mercado nacional, e que estejam à procura de investimento para a expansão internacional da sua atividade e/ou para aumentar a sua gama de produtos.

Quais os principais objetivos?

Reforço do ecossistema empreendedor português, melhorando a ligação entre empreendedores, centros de I&D, incubadoras, peritos e do setor de Capital de Risco em geral, promoção da valorização económica do conhecimento científico e tecnológico, aproveitando o seu potencial de transformação estrutural do tecido económico e de aumento dos fatores de competitividade, atração e retenção de talento e facilitação do acesso a investigadores globais e a parceiros estratégicos são os principais objetivos destes fundos.

A Portugal Ventures espera investir até 20 milhões por ano no âmbito do seu programa de ignição e os candidatos podem beneficiar do apoio da Ignition Partners Network – na preparação da candidatura para a mesma estar apta a investimento, mentoring e incubação, na concessão da maioria do capital social aos promotores, no mentoring por peritos, nacionais e internacionais e nos projetos financiados pela Portugal Ventures.

Os projetos selecionados terão a oportunidade de serem incubados e acelerados em pólos de inovação internacionais e irão realizar-se várias Calls/Ciclos de investimento ao longo do ano.

Em destaque

Subir