Motores

Bianchi Prata na luta pelo pódio dos SSV

Pedro Bianchi Prata, no banco da direita do PH Sport de Conrad Rautenbach, foi quarto dos SSV na nona etapa do 42º Rali Dakar, que se realixzou entre Wadi Al Dawasir e Haradh.

Numa especial de 415 quilómetros o co-piloto do Marco de Canaveses e o piloto de Zimbabwe mostraram que têm capacidade para chegar ao pódio dos veículos ‘Side by Side’.

“Foi uma etapa difícil especialmente nos fora de pista rápidos, estava sempre a pensar no que aconteceu ao Paulo… É complicado. Ao início da especial eram só trialeiras, muitas pedras mesmo. Depois o troço começou a ficar mais rápido”, começou por contar Bianchi Prata.

O antigo piloto de motos agora convertido a navegador explicou também algumas das peripécias vividas pela dupla do PH Sport # 404: “Estávamos com um bom ritmo e estava tudo a correr bem. Só que depois chegámos a duas retas, uma de 27 km e outra de 17 ou 18 km, a correia começou a aquecer de novo e optámos por tirar o pé, senão íamos partir outra e cada correia que se troca são sete minutos perdidos a executar o trabalho”.

“Optámos por ir devagar, mas perdemos dez minutos ali naquelas duas retas onde os nossos mais diretos adversários nos passaram. No final atacámos, ainda os conseguimos passar, mas já não foi o suficiente para ficarmos à frente”, enfatiza Pedro Bianchi Prata.

O co-piloto de Rautenbach explica que “nas partes técnicas parece” que os adversários “estão parados quando passamos por eles, mas nas retas tivemos de andar a 110 km/h enquanto eles iam a 130 km/h, o que ainda é uma diferença muito grande. Ainda faltam três dias. Ainda nada está perdido. O objetivo é o pódio e eu acho que temos possibilidades de chegar lá. Vamos fazer por isso”.

A 10ª etapa, a primeira parte da jornada maratona tem 534 km cronometrados. A primeira parte da especial vai conduzir os pilotos e equipas ao Rub’ al-Khali ou Empty quarter, um dos maiores desertos do planeta. Os últimos 30 quilómetros serão de travessia de dunas. Na chegada ao acampamento apenas será permitida a assistência entre os participantes.

Em destaque

Subir