Desporto

Benfica tem as 15 maiores assistências da Liga e está na 16.ª

A Liga de Clubes divulgou a lista de assistências de todos os campeonatos profissionais, sendo de destacar que os 15 encontros com mais público nas bancadas disputaram-se no Estádio da Luz. E a 16.ª partida com mais público também tem o Benfica como protagonista: na jornada 10, quando o FC Porto recebeu os encarnados.

A Liga divulgou as assistências dos jogos da I Liga, II Liga e Taça da Liga. E há centenas de jogos da II Liga com menos de mil pessoas nas bancadas, o que deve merecer reflexão.

Não é apenas a liderança do Benfica (no que ao número de espectadores diz respeito) que deve ser destacada. Aliás, numa época em que tentava o tetra e sendo o Estádio da Luz o maior recinto em Portugal, acaba por ser natural que estes números se verifiquem.

O jogo com mais telespectadores é, precisamente, aquele em que o Benfica garante o tetracampeonato, diante do Vitória de Guimarães, com 64 591 adeptos.

Merece também destaque, pela negativa, o facto de haver competições profissionais que têm assistências de 94 espectadores. É o jogo com número mais reduzido e colocou frente a frente o Sporting B e o Penafiel.

O Arouca-Chaves, da 5.ª jornada, teve apenas 740 pessoas nas bancadas e é o encontro do principal escalão com menor assistência.

O Arouca-Sporting de Braga contou com 862 adeptos, quase tantos como os 877 do Estoril-Rio Ave ou os 892 do Estoril-Paços de Ferreira.

Só houve 91 jogos (em mais de 800) com mais de 10 mil adeptos na bancada. E 51 com mais de 30 mil – número que facilmente se atinge numa segunda liga inglesa.

Veja aqui os números oficiais da Liga.

Em destaque

Subir