Economia

Atenção quando vai às compras. ASAE deteta alteração de preços entre prateleiras e a caixa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apela aos consumidores para estarem cada vez mais atentos de cada vez que vão aos grandes hipermercados no sentido de verificarem se pagam na caixa aquilo que está marcado nas prateleiras.

Pedro Portugal Gaspar, inspetor-geral da ASAE, alerta para algumas irregularidades que têm sido cometidas na questão dos preços que os consumidores pagam na caixa em relação ao que é visível nas prateleiras.

“Isto merece alguma reflexão principalmente por as situações acontecerem em grandes grupos económicos, o que significa que este desvio não deve ser visto como um ato singular, mas sim multiplicado pelo cashflow diário do produto”, avisa o inspetor da ASAE Pedro Portugal Gaspar.

Com os preços a aumentarem em função da inflação, o inspetor da ASAE refere que muitos consumidores nem têm a perceção de que estão a pagar mais na caixa.

“O consumidor não faz esse cruzamento ao pormenor. Por vezes são cêntimos, mas esse desvio é relevante quando chega ao limite de quase 70 por cento”, salientou Pedro Portugal Gaspar, em declarações à CNN Portugal.

Ainda que sem ter dados para justificar se esta tendência é propositada ou não, o inspetor da ASAE salienta que devem ser tomadas medidas, desde logo, uma maior atenção por parte de quem vai às compras.

“Não posso afirmar que seja intencional, mas, quer dizer, é uma situação relativamente objetiva”, disse Pedro Portugal Gaspar.

Por outro lado, o inspetor da ASAE diz que é necessário “encontrar aqui algum tipo de justificação e tirar algumas ilações sobre isto, porque ela ainda por cima é reiterada”.

A ASAE está no terreno com inspetores que tentam cruzar dados relativamente ao que está exposto nas prateleiras e ao que é depois registado nas caixas dos hipermercados.

Nos últimos tempos, a entidade responsável pela fiscalização operou sobre 562 agentes económicos, tendo aberto 26 processos-crime.

Em destaque

Subir