Motociclismo

António Maio recupera do desaire da véspera

António Maio teve hoje uma prestação mais de acordo com os seus pergaminhos na quinta etapa do 42º Rali Dakar, sendo 32º entre as motos e recuperando meia centena de posições ao longo do dia.

Na irada que incluía uma especial de 353 quilómetros o piloto alentejano conseguiu ‘trepar’ três lugares na classificação geral das duas rodas, sendo que é 33º e 16º entre os pilotos não elite.

António Maio muito deve ao seu mecânico Bruno Pires, que durante a noite e madrugada trabalhou arduamente para recuperar a Yamaha # 53 bastante danificada com a queda sofrida pelo piloto na véspera.E o ‘motard’ de Borba tudo fez para retribuir esse empenho durante a tirada desta quinta-feira.

“Hoje correu bem. Já sabia que ia ser um dia difícil porque parti muito para trás e passei cerca de 50 pilotos numa pista que tinha muito pó e foi de facto difícil conseguir imprimir um bom ritmo. Depois a partir do km 150 começámos a apanhar zonas de areia, onde não havia tanto pó, e aí consegui andar mais depressa”, relatou Maio à chegada a Ha`Il.

O capitão da GNR mostra-se mais motivado e promete dar de novo o seu melhor na etapa que antecede o dia de descanso deste ‘Dakar’: “Não tive nenhuma queda o que é muito importante para mim. Amanhã vou partir mais à frente o que me vai ajudar a ficar numa posição onde o andamento é mais homogéneo até porque vamos enfrentar uma das etapas mais longas deste rali, temos pela frente uma especial com 490km e uma ligação de 300, por isso vai ser um dia bastante complicado”.

A sexta etapa do Dakar 2020 será uma das mais longas de toda a prova. Serão 478 km disputados ao cronometro numa etapa que vai ligar Ha’il a Riyadh. A mudança de paisagem será radical. A etapa será 100% composta por areia e fora de pista. Após uma primeira parte relativamente rápida, os melhores pilotos a nível técnico terão vantagem nas dunas, especialmente aqueles que aperfeiçoaram as suas habilidades no deserto do Sahara.

Em destaque

Subir