Cultura

Anita vai ao registo: Martine é o novo nome da personagem

anita

Um dos livros da coleção é ‘Anita muda de casa’, mas a nova aventura bem pode ser intitulada ‘Anita vai ao registo civil mudar de nome’. Os belgas que criaram a personagem querem que o nome seja o mesmo em todo o mundo, pelo que a portuguesa Anita vai agora chamar-se Martine.

‘Anita e os gatinhos’, ‘Anita na cozinha’, ‘Anita aprende a nadar’, ‘Anita mudou de nome’?

Sim, é verdade: uma das personagens mais conhecidas dos livros infantis (e das mais versáteis na hora de fazer piadas nas redes sociais, como ‘Anita festeja a demissão do ministro’ e ‘Anita esconde o cadáver de Maddie’) mudou de nome.

A ‘culpa’ é de Gilbert Delahay e Marcel Marlier, os belgas que criaram a personagem, corria o ano de 1954.

Nos livros originais, a menina chama-se Martine. Tal como o Noddy e o Harry Potter são conhecidos em qualquer parte do mundo, os detentores dos direitos de Martine querem fazer o mesmo com a Anita, perdão, com Martine.

“Cada vez mais, as crianças de todo o mundo estão unidas pelas mesmas histórias, pelos mesmos temas, pelos mesmos heróis de animação. Todas sabem quem é o Mickey, o Noddy e o Harry Potter”, começa por salientar o comunicado emitido, em Portugal, pela Zero a Oito.

A editora com os direitos para a distribuição da nova série das aventuras de Martine reforçou a explicação: “Esta razão, aliada ao conceito de aldeia global em que vivemos atualmente, faz com que a decisão de voltar às origens ganhe todo o sentido”.

Isto porque se ‘Anita descobre a música’ e ‘Anita perdeu o cão’ são já clássicos da literatura infantil, as novas 26 aventuras da Martine vão ser lançadas em Portugal já com o novo nome.

De acordo com o comunicado da editora, dez dos livros estão prontos para chegar ao mercado, com os restantes 16 a deverem ser lançados antes do final do ano.

Em destaque

Subir