Mundo

Vídeo: Está a nascer um arranha-céus com um quilómetro de altura

O maior arranha-céus do mundo, a Kingdom Tower, está situado em Jeddah, na Arábia Saudita. Terá uma altura superior a mil metros, 170 pisos, custará mil milhões de dólares e estará concluído em 2018. Veja o vídeo.

Este projeto está muito para além da loucura. E promete tornar pequenos os maiores arranha-céus do mundo. O Saudi Arabia’s Kingdom Tower será o maior edifício à face da Terra – é curiosa a expressão “face da Terra” – e apresenta números estonteantes.

Ponto número um: se tem medo das alturas, não vai querer morar num apartamento neste edifício. É que, mesmo que escolha um piso inferior, ficará sempre longe do solo. Na pior das hipóteses, poderá morar a cerca de um quilómetro do chão.

Esta obra de arquitetura única ficará localizada em Jeddah, a segunda maior cidade da Arábia Saudita. O financiamento conta com o apoio do multimilionário príncipe Alwaleed bin Talal, cuja empresa suportará um terço dos custos.

Vamos aos números. A Kingdom Tower terá então mil metros de altura. Custará 1,2 mil milhões de dólares norte-americanos, no âmbito de um projeto mais amplo que envolve 20 mil milhões de investimento total.

A torre terá uma área bruta de construção de 245 mil metros quadrados. Terá escritórios, um hotel com 200 quartos e 360 apartamentos. A construção chegou agora ao 14.º piso. O total serão 170.

Os potenciais compradores começam a movimentar-se. Serão, sobretudo, os multimilionários de países como Arábia Saudita, Kuwait, Katar, Barain e os Emirados Árabes Unidos, mas também ocidentais, com muito poder de compra.

Os preços dos apartamentos não são conhecidos. A especulação e a procura elevada poderão determinar valores extremamente elevados, talvez tão surpreendentes como aqueles que já apresentámos.

Ao lado deste edifício, a Torre Eiffel parece uma brincadeira de meninos… Veja o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=cSGqUMECIVs

Em destaque

Subir