Nas Notícias

Animais resgatados ajudam pessoas com deficiência em projeto inovador

Animal_Ajuda_Pessoa_Deficiencia_Deficiente_900

A iniciativa insere-se nas comemorações do Dia do Animal, assinalado a 4 de outubro, e visa apelar ao não abandono, demonstrando o quanto estes animais têm para nos oferecer.

TeraPets e Animais de Rua são as associações parceiras nesta ação que visa angariar donativos para a realização de atividades junto de clientes do CIAD por um período de seis meses

Miss Pitty não tem ainda um ano, mas a sua curta vida não tem sido fácil. Calhou-lhe na sorte um dono sem-abrigo e toxicodependente, de quem era a única companheira. Mas a relação de amizade entre os dois foi interrompida com a prisão do homem que com ela vivia na rua.

Foi assim que a cadela chegou à Animais de Rua (AdR), que a colocou numa Família de Acolhimento Temporário. Sem traumas visíveis, é Miss Pitty que agora oferece a sua ajuda a um grupo de pessoas com deficiência no Centro Integrado de Apoio à Deficiência (CIAD) da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

No dia 3 de setembro, começou a dar o seu contributo neste que é mais um projeto de responsabilidade social inovador do MAR Shopping e, que além da AdR e do CIAD, conta com a parceria da TeraPets, uma associação sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos de terapias assistidas por cães.

Numa altura em que, segundo dados provisórios da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, deram este ano entrada nos centros oficiais de recolha 9581 animais abandonados, a iniciativa, que se insere nas comemorações do Dia do Animal, assinalado a 4 de outubro, visa apelar ao não abandono, demonstrando o quanto estes animais têm para nos oferecer.

A Miss Pitty deu aos 15 clientes do CIAD que, no dia 3 de setembro, participaram nas atividades organizadas em conjunto pela AdR e pela TeraPets, sensações de bem-estar, ajudando-os a reforçar a sua autoestima.

MAR Shopping apoia iniciativa

O MAR Shopping inicia hoje, 28 de setembro, uma campanha online em que, por cada novo seguidor da página oficial do Centro Comercial, será doado um euro. O que se pretende é, até 31 de outubro, atingir um valor limite de 1560 euros, o necessário para que a TeraPets desenvolva por um período de seis meses Atividades Assistidas por Animais.

As atividades visam promover o bem-estar físico, social e emocional dos clientes do CIAD, que beneficiarão do contacto com cães e gatos que forem sendo recolhidos pela AdR durante esse período, sendo estas acompanhadas e orientadas pelo treinador e por uma técnica da TeraPets.

O valor angariado pelo MAR Shopping permitirá garantir atividades com uma periodicidade semanal, envolvendo cerca de três cães e outros tantos gatos, alguns dos quais portadores de determinadas limitações, que apoiarão cerca de 60 clientes do CIAD durante os seis meses de atuação.

“Os nossos cães, a XS, a Mel e a Surya, foram também resgatados da rua, reabilitados e treinados para nos assistirem nas atividades que desenvolvemos. Quais são as vantagens? Resumidamente, o cão funciona como uma espécie de desbloqueador de emoções. Temos utentes que não falam connosco, mas sim com o cão”, conta João Pedro, treinador de atividades assistidas por animais na TeraPets.

Já, para a AdR, a participação de cães em situação de risco num projeto como este “é um sonho realizado”.

“Demonstrar o quanto recebemos dos animais é a melhor mensagem que podemos transmitir àqueles que ainda os veem e tratam como objetos. Como comprova este projeto, eles podem ajudar-nos a superar as nossas próprias limitações”, congratula-se Cláudia Martins.

Habituada a promover competências e a estimular a superação de dificuldades individuais, Cátia Lucas, terapeuta ocupacional no CIAD, afirma: “Os clientes do CIAD beneficiam de sessões de hipoterapia, com as quais verificamos resultados excelentes. Com este apoio, podemos estender as atividades com animais a um maior número de pessoas, desta vez com cães”.

Em destaque

Subir