Ciência

Vídeo: Timelapse do eclipse total da Super Lua (28 de setembro)

O eclipse total de uma Super Lua era um dos mais aguardados da comunidade astronómica. Ocorreu na madrugada desta segunda-feira. Veja os vídeos, em timelapse.

Não pôde ficar acordado para assistir ao raro fenómeno desta madrugada – um eclipse total de uma Super Lua? Este vídeo em timelapse mostra-lhe tudo.

A terceira Super Lua do ano ocorreu na madrugada deste dia 28 de setembro. O fenómeno por si só não cativaria excessivo entusiasmo, se não fosse acompanhado de um eclipse total da Lua.

A Lua, satélite natural da Terra, ficou sem luz solar, ao ‘esconder-se’ atrás do Planeta Azul. Começou a escurecer, até que a Terra deixou de a tapar e o Sol iluminou a Super Lua.

Não é comum ocorrer um eclipse em simultâneo com a Super Lua. A mais recente combinação dos dois fenómenos ocorreu em 1982, de acordo com a Nasa. E a próxima só ocorre em 2033.

O eclipse foi visto em Portugal Continental, nas regiões autónomas, na Europa Ocidental, África Ocidental, América do Sul e Central e leste da América do Norte.

A Lua atingiu o ponto mais próximo do nosso planeta, o chamado “perigeu”, pelo que pareceu maior e ficou cerca de 20 por cento mais iluminada.

Veja os vídeos, em timelapse.

Em destaque

Subir