Motores

Andreas Mikkelsen lidera no começo do Rali da Alemanha

MikkelsenAlemanha1

Andreas Mikkelsen comanda o Rali da Alemanha após a realização da primeira etapa da prova, que esta sexta-feira teve lugar na região vinícola do vale do rio Mosela e que era composta por cinco classificativas

O norueguês da Volkswagen assumiu a liderança nos dois troços da manhã, mas apesar de perder algum tempo para o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier nas especiais da tarde conseguiu concluir a tirada com pouco mais de quatro segundos de vantagem.

Numa prova de asfalto que é muito mais favorável a Ogier, Mikkelsen confirmou nas classificativas matinais que a rapidez demonstrada no ‘shakedown’ da véspera não era obra do acaso, conseguindo uma pequena vantagem de 2,7s sobre Thierry Neuville.

O belga da Hyundai, que obteve a sua primeira vitória no campeonato do mundo precisamente na prova germânica, não conseguiu manter a mesma rapidez nos troços da tarde, acabando por ceder algum terreno para o par da Volkswagen.

NeuvilleAlemanha1

Ainda assim Neuville concluiu a etapa a pouco mais de um segundo de Ogier, pelo que está completamente na luta com o francês e com Mikkelsen, mostrando que o novo Hyundai i20 WRC consegue fazer jogo quase igual com os Polo R WRC.

Mas apesar de ter dois carros nas duas primeiras posições, a Volkswagen não teve um dia totalmente favorável, já que na especial matinal de Mittelmosen Jari Matti Latvala teve problemas na caixa de velocidades do seu carro que o obrigaram a parar.

O finlandês poderá voltar à prova ao abrigo da regra Rali 2 mas as suas aspirações a um bom resultado na Alemanha foram ‘por água abaixo’, restando-lhe tentar os três pontos da Power Stage que no domingo encerra o rali.

Atrás do trio da frente há um pequeno ‘fosso’ de seis segundos, para Dani Sordo, no segundo Hyundai, com Ott Tanak a fechar o top cinco no melhor dos Ford Fiestar RS WRC da M-Sport.

OgierAlemanha1

Classificação após a 5.ª Pe
1.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Volkswagen) 59m42,6s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 4,3s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 5,9s
4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 12,7s
5.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 55,4s
6.º Stéphane Lefebvre/Gilles Moreau (Citroën) + 1m06,6s
7.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 1m32,4s
8.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 1m45,0s
9.º Armin Kremer/Peter Winklhofer (Skoda) 3m03,1s
10.º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 3m29,8s

Em destaque

Subir