Mundo

Amamenta filho durante exame de acesso à universidade

A imagem de uma jovem afegã a fazer um exame de acesso ao ensino superior enquanto segura o filho ao colo já se tornou viral nas redes sociais. O registo foi captado por um professor e tem outros dados curiosos como, por exemplo, aquele que nos diz que a mulher viajou mais de seis horas para chegar ao local. Uma história inspiradora!

Aos 25 anos, Jahan Taab é uma mãe afegã que procura chegar à faculdade para estudar ciências sociais e, quem sabe dar um futuro melhor aos filhos, mas também afirmar-se numa zona do mundo onde as mulheres ainda são menosprezadas.

A jovem foi fotografada durante um exame de acesso ao ensino universitário no Instituto Superior de Educação de Nasirkhosraw, na cidade de Nili, no Afeganistão.

Ora, se isso, por si só, já era algo relevante naquela sociedade, a história assume contornos inspiradores, bastando referir, por exemplo, que esta jovem mãe foi para o exame com uma criança de meses ao colo.

Fez exame no chão… para amamentar criança

Além disso, depois da criança começar a chorar durante a prova, a mãe levantou-se da cadeira onde realizava o exame, sentou-se no chão e amamentou o bebé.

“Uma criança nos braços, uma caneta na mão e um futuro cheio de medo mas também cheio de esperança”, escreveu o professor que vigiava a prova e não resistiu a registar o momento.

Mãe de outras duas crianças, Jahan Taab viajou mais de seis horas até chegar ao local onde decorreu a prova, que superou com sucesso.

O caso de Jahan Taab é já visto como algo inspirador para as mulheres afegãs mas também em todo o mundo.

Em destaque

Subir