Motores

Álvaro Parente quinto nas 12 Horas de Bathurst

Foi complicada a prova de Álvaro Parente nas 12 Horas de Bathurst, mas acabou apesar de tudo por concluir a prova – a primeira do Intercontinental GT Challenge – na quinta posição.

Muitos foram os incidentes que afetaram a prova do McLaren 650s n.º 5 da Tekno Motorsport que o piloto português dividiu com Rob Bell e Côme Ledogar.

Primeiro foi o facto de ser obrigado a partir das boxes para a corrida, em virtude da troca de motor que a equipa teve de fazer após a qualificação.

Depois, decorridos apenas 40 minutos de prova, Rob Bell ficou parado na pista com um princípio de incêndio. O britânico conseguiu retomar o andamento e ir às boxes, onde a Tekno resolveu o problema.

A equipa foi recuperando terreno, mercê de grandes turnos de condução de Álvaro Parente e também de Rob Bell, e a meio da prova já estava no top dez. Depois já no segundo turno do português chegou à sexta posição.

Côme Ledogar atingiria o quinto lugar, mas não evitou uma penalização com passagem pela via das boxes, e quando parecia capaz de lutar pelo quarto posto sofreu um toque que o fez conformar-se com a quinta posição.

Pedro Lamy foi infeliz na sua estreia no circuito de Mount Panorama, já que se na primeira parte da corrida logrou recuperar muitas posições e ficar à porta do top dez, o envolvimento de Paul Dalla Lana num acidente no começo da corrida fez estragos no Mercedes AMG GT3 n.º 83 da HTP

Mais problemas a menos de uma hora do final ditariam o abandono do carro que o português dividiu com Dalla Lana, Bernd Schneider e Mathias Lauda.

A corrida foi ganha pelo Ferrari 488 GT3 de Toni Vilander, Jamie Whincup e Craig Lowndes, depois de um duelo épico com o Mercedes AMG GT3 de Maro Engel, Craig Baird e Shane Van Gisbergen, que terminou quando este deu um toque num retardatário e depois se despistou na parta alta do circuito.

Classificação
1.º Vilander/Whincup/Lowndes (Ferrari) 290 voltas
2.º Lieb/Calvin-Jones/Campbell/Long (Porsche) + 1 volta
3.º Kane/Jarvis/Smith (Bentley) + 1 volta
4.º Martin/Talbot/Padayachee (Porsche) + 1 volta
5.ºParente/Bell/Ledogar (McLaren) + 1 volta
6.º Lago/Owen/Russell (Lamborghini) + 2 voltas
7.º Samadi/Gaunt/Holliday (Audi) + 2 voltas
8.º Strauss/Kelly/Mardenborough/ (Nissan) + 2 voltas
9.º Cini/Hollsworth/Fiore (Audi) + 3 voltas
10.º Manolis/Miller/Capelli/Canto (Lamborghni) + 4 voltas

Em destaque

Subir