Nas Notícias

Alerta vermelho para oito distritos com situações de risco extremo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, este domingo, oito distritos do continente em alerta vermelho, em situação meteorológica de “risco extremo”, a partir do final do dia, devido a ventos muito fortes, com rajadas superiores a 130 quilómetros por hora.

Em comunicado, o IPMA explica que o alerta é válido entre as 19:59 deste domingo e a 01:59 de segunda-feira para os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.

O instituto explica também que o vento poderá intensificar-se durante o dia hoje, com rajadas a poderem atingir os “130 quilómetros por hora nas terras altas do norte e centro até ao início da manhã”.

A tempestade Ana está na origem das condições climatéricas. Formada a noroeste da Península Ibérica, o seu período mais crítico será “o final da tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira, com impactos expectáveis devido a ventos fortes, precipitação intensa, queda de neve e forte agitação marítima”.

Os ventos fortes obrigam também ao alerta laranja para os distritos de Bragança, Évora, Faro, Setúbal, Leiria, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

O IPMA prevê também períodos de chuva forte por todo o país, neste domingo, até à madrugada de segunda-feira.

A neve deverá afetar apenas os distritos de Guarda, Vila Real, Braga, Castelo Branco e Viana do Castelo.

A Proteção Civil aconselhou a população a ter em conta alguns cuidados.

Em destaque

Subir