Nas Notícias

Proteção Civil deixa avisos para as condições meteorológicas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já alertou para o facto de todos os distritos de Portugal estarem sob aviso laranja, bem como para a queda de neve em sete deles. Tendo em conta o mau tempo que se avizinha, a Proteção Civil alerta a população para algumas situações que podem revelar-se perigosas.

Portugal Continental está sob aviso laranja até à madrugada de segunda-feira, sendo que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, e Castelo Branco deverão ser afetados pela queda de neve.

As ondas deverão sofrer um aumento significativo a partir de segunda-feira, com valores entre os cinco e seis metros a poderem atingir os 10 metros de altura.

Neste contexto, a Proteção Civil alerta a população para algumas situações que podem revelar-se perigosas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano devido a acumulação de águas pluviais, bem como para as dificuldades de drenagem e a possibilidade de queda de ramos ou árvores.

É recomendado, por isso, que sejam tomadas medidas de prevenção de prevenção e que se adaptem os comportamentos às condições meteorológicas, “garantindo a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e remoção de inertes e de outros objetos suscetíveis de serem arrastados ou que possam criar obstáculos ao livre escoamento de águas”.

A Proteção Civil sublinha, assim, a necessidade de uma condução defensiva por parte dos automobilistas, com velocidade reduzida e especial atenção à acumulação de neve e formação de lençóis de água.

É ainda desaconselhado a circulação em zonas inundadas, e o especial cuidado junto a áreas arborizadas, dado o risco de queda de ramos ou mesmo árvores.

Em destaque

Subir