Nas Notícias

Alerta de frio: Saiba que cuidados deve ter

As temperaturas vão descer nos próximos dia e nove distritos estão mesmo sob aviso amarelo devido ao frio, que vigora até à próxima quarta-feira. Saiba quais os cuidados recomendados pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

Renovando a recomendação para a toma da vacina contra a gripe, a DGS aconselha as pessoas a manterem o corpo quente e hidratado, já que as temperaturas deverão descer nos próximos dias, podendo mesmo atingir temperaturas negativas em alguns pontos do País, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

É aconselhável o uso de roupa que mantenha o corpo quente, ‘reforçada’ com luvas, cachecol, gorro/chapéu e calçado adequado.

Também é recomendada a ingestão de líquidos e sopas para manter o corpo hidratado.

Quem andar na rua terá de ter especial cuidado para evitar quedas, dado o risco do frio tornar os pisos mais escorregadios.

No interior das casas, a recomendação da DGS é para que se verifique “se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira”.

Quem usar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás deve “ventilar as divisões da casa”, pois “a acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte”.

Em caso de algum problema de saúde, as pessoas devem consultar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou o  médico assistente, mantendo-se o 112 válido para situações de emergência.

A ida às urgências hospitalares e a toma de antibióticos “sem indicação médica” são totalmente desaconselhados.

Em destaque

Subir