Motores

Alejandro Martins vence em Idanha-a-Nova

Alejandro Martins e José Marques foram os grandes vencedores da Baja TT de Idanha-a-Nova, quinta prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, que este fim de semana se disputou na Beira Baixa.

Não obstante Nuno Matos ter terminado o primeiro dia da prova da Escuderia de Castelo Branco na liderança, a verdade é que o piloto de Portalegre não a conseguiu manter na segunda jornada, que compreendia dois setores seletivos.

Pedro Ferreira foi o mais rápido nos 140,29 km de Almurtão-Zebreira-Almurtão, batendo Alejandro Martins por 14 segundos e Paulo Rui Ferreira por mais de um minuto, mas na classificação geral era Martins quem assumia a liderança, com 22 segundos de vantagem sobre o piloto da Volkswagen Amarok. Nuno Matos já tinha ‘caído’ para terceiro, a 1m19s do líder, depois de ter realizado o quarto tempo na primeira especial do dia.

Ao vencer o derradeiro setor seletivo Alejandro Martins ‘selou’ o triunfo, já que ganhava mais de seis minutos a Pedro Ferreira, que também assegurava o segundo posto, diante de Nuno Matos, que na estreia da nova Ford Ranger terminava a mais de 14 minutos do vencedor.

Paulo Rui Ferreira viu a sua consistência ser compensada com o quarto posto final, na frente de Tiago Reis, que tirou partido do abandono de Hélder Oliveira entre os últimos dois controlos de passagem. Isto porque o piloto do Mini ocupava o quinto posto quando foi forçado a claudicar.

Bruno Rodrigues foi o vencedor do Desafio Total Mazda, terminando ‘à porta’ do top dez, tal como César Sequeira, que na sua Nissan Navara se impôs na categoria T8.

Classificação final

1º Alejandro Martins/José Marques (Toyota) 5h25m06s

2º Pedro Ferreira/Hugo Magalhães (Volkswagen) + 7m06s

3º Nuno Matos/Pedro Marcão (Ford) + 14m55s

4º Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro (Toyota) + 19m41s

5º Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi) + 19m57s

6º Miguel Casaca/Pedro Tavares (Nissan) + 30m15s

7º André Amaral/Nelson Ramos (Mercedes) + 42m34s

8º Lino Carapeta/Rui António (Range Rover) + 44m31s

9º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (Mazda) + 1h12m07s

10º João Rato/Silva Santos (Bowler) + 1h13m24s

Em destaque

Subir