Mundo

Acidente no porto de Génova, que provoca sete mortos, resultou de falha mecânica no navio

italia genovaO balanço mais recente do acidente no porto de Génova, em Itália, identificou sete mortos, quatro feridos e dois desaparecidos. Uma gravação da caixa negra leva as autoridades a supor que o navio de 40 mil toneladas terá perdido a engrenagem antes de embater na torre de controlo.

O embate do cargueiro Jolly Nero contra uma torre de controlo do porto de Génova, anteontem à noite, provocou sete mortos, quatro feridos e dois desaparecidos. A mais recente atualização dos dados foi feita pelo ministro dos Transportes, Maurizio Lupi: “sete pessoas morreram, quatro ficaram feridas e duas estão dadas como desaparecidas”.

Apesar do governante ter estado no porto, não houve confirmação oficial de que um homem de 50 anos foi retirado com vida dos escombros, durante o dia de ontem.

Maurizio Lupi revelou que as autoridades investigam as três possíveis causas do acidente: uma falha no motor, um problema com os cabos utilizados pelos dois rebocadores ou a combinação de má direção com velocidade excessiva.

Contudo, a agência ANSA cita uma gravação da caixa negra que indicia a existência de uma avaria técnica, a qual impossibilitou o piloto de manobrar. Nessa gravação, o capitão questiona: “não há mais água, que está a fazer?” Na resposta, piloto terá dito “eu não tenho engrenagem”.

Certo é que foi “uma grande tragédia”, como resumiu o primeiro-ministro Enrico Letta, quando visitava os feridos no hospital, na companhia do arcebispo de Génova, Angelo Bagnasco. “Foi um golpe no coração”, complementou o também presidente da Conferência Episcopal de Itália.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir