Motores

Ott Tanak dilata vantagem na Polónia

OttTanakPolonia4

Ott Tanak deu um importante passo na direção da sua primeira vitória no campeonato do mundo de ralis (WRC) no decorrer da segunda etapa do Rali da Polónia.

O piloto estónio da DMACK M-Sport aproveitou bem o facto do seu principal adversário na prova, Andreas Mikkelsen, ‘limpar’ a estrada para ir ampliando a sua vantagem na frente do rali.

Dos pouco mais de quatro segundos que tinha na véspera, Tanak aumentou esse pecúlio para mais de 21 segundos no final da tirada deste sábado, ficando à beira de um feito único se conseguir manter-se na liderança nas quatro especiais do último dia.

Na etapa deste sábado, à parte de vencer quase todas as classificativas disputadas, Ott Tanak ainda beneficiou do facto de Andreas Mikkelsen fazer um pião no penúltimo troço.

O norueguês da Volkswagen não está totalmente descartado da luta pela vitória, mas não será fácil desfeitear o estónio da D-MACK, ao mesmo tempo que se tem de preocupar com a defesa da segunda posição.

PaddonPolonia2

É que Hayden Paddon para as últimas quatro especiais da prova a seis segundos e meio de Mikkelsen, ainda que depois dos azares dos ralis anteriores – em Portugal e Itália – o neozelandês da Hyundai pense já em garantir pontos para o campeonato.

Além disso, o piloto ‘kiwi’ tem o seu companheiro de equipa Thierry Neuville a menos de 16 segundos e não se pode descuidar se quiser garantir o último lugar do pódio. Isto apesar do belga ter tido alguns problemas no seu i20 WRC, nomeadamente quando se partiu a patilha do comando de velocidades.

Se Andreas Mikkelsen teve uma boa atuação, os seus companheiros de equipa na Volkswagen tiveram um dia complicado. Jari-Matti Lavala ganhou o penúltimo troço do dia mas perdeu tempo e já está a mais de um minuto, enquanto Sebastien Ogier não se deu bem com as classificativas escorregadias e ‘escorregou’ para a sexta posição. O francês deverá assim dar o tudo por tudo para se impor na Power Stage e ‘salvar’ três pontos suplementares.

MiikkelsenPolonia2

Classificação após a PE 17
1.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) 2h05m37,2s
2.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Volkswagen) + 21,3s
3.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 27,8s
4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 43,5s
5.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 1m04,5s
6.º Sebastien Ogier(/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 1m08,1s
7.º Sebastien Lefebvre/Gabin Moreau (Citroën) + 1m21,2s
8.º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 1m33,2s
9.º Eric Camili/Bernard Veillas (Ford) + 2m10,6s
10.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 2m14,9s

Em destaque

Subir