PT Animal

Vídeo: Orca em cativeiro tenta suicidar-se

Uma orca em cativeiro terá tentado suicidar-se, num parque, em Tenerife. Morgan, assim se chama o animal, manifestou comportamentos associados a forte angústia. A Dolphin Project exige a libertação da orca. Veja o vídeo.

Alguns visitantes Loro Parque, situado em Tenerife, Espanha, registaram em vídeo o que parece ser o sofrimento de uma orca, que se manteve durante um longo período fora de água.

As orcas, por vezes, procuram terra firme para caçar, mas raramente ficam tanto tempo fora de água, em virtude do seu elevado peso corporal, que pode esmagar os seus órgãos.

Os vídeos recolhidos em maio e agora tornados públicos denunciam comportamentos estranhos e mostram a bater com a cabeça contra um portão de metal, numa aparente tentativa de escapar do espaço em que está confinada.

“A orca está numa grande angústia e bate a cabeça com força contra o portão de metal, numa tentativa de escapar”, garante Helene Hesselager O’Barry, da Dolphin Project, uma associação que defende estes animais.

Responsáveis do Dolphin Project estão a desenvolver uma campanha de sensibilização para denunciar as alegadas más condições no parque, cujos responsáveis são acusados de explorar orcas e golfinhos.

As seis orcas do parque são propriedade de SeaWorld. Morgan foi encontrada ao largo da costa da Holanda, em 2010. Depois de passar um ano numa piscina de tamanho reduzido, acabou por ser transferida para o Loro Parque, que a utiliza num dos seus espetáculos.

Num comunicado, o Loro Parque rebateu a versão dos ativistas, garantindo que esta informação é “manipulada” e que se trata de “um exagero”.
“Não há nenhum problema com os animais”, garantem.

Os ativistas pedem a libertação de Morgan, para ser colocada em águas a norte da Europa, onde poderia nadar cerca de 100 milhas por dia.

Em destaque

Subir