Social

Laura e a doença, no livro de Passos: “Gostava de ter mais fé”

A biografia de Passos Coelho, ‘Somos o que Escolhemos Ser’ aborda a doença de Laura, mulher do primeiro-ministro, que confessa que teve “medo de morrer”, quando lhe foi diagnosticado um osteossarcoma no joelho. A fisioterapeuta faz um relato na primeira pessoa. “Gostava de ter mais fé”, refere.

Um capítulo da biografia de Pedro Passos Coelho é dedicado à doença da mulher, Laura Passos Coelho, que no verão de 2014 viu ser-lhe diagnosticado um tumor no joelho.

A mulher do primeiro-ministro aborda os seus receios de morrer, de deixar as filhas, e salienta o apoio do seu marido, num dos mais complicados momentos da sua vida.

“Eu tenho medo de deixar as minhas filhas, a minha família, o meu marido. Tenho muito medo de morrer. O Pedro consegue tranquilizar-me e dar-me força”, realça Laura, que está a fazer tratamento de quimioterapia ao osteossarcoma no joelho.

Também Pedro Passos Coelho recorda o momento em que a doença foi diagnosticada.

“No verão de 2014, Laura, atualmente com 50 anos, sofreu uma lesão de trabalho, que não passou como devia. Os meses foram correndo e a mobilidade foi ficando limitada, cimentando-se a suspeita de que podia ser algo mais sério. Confirmou-se o pior cenário. Foi-lhe diagnosticado um osteossarcoma, um tumor ósseo agressivo que a forçou, e força ainda, a várias sessões de quimioterapia pré e pós-operatória”, escreve o primeiro-ministro.

“Não posso dizer que não tenha fé, mas gostava de ter mais. Na minha profissão, trabalho com pessoas muito doentes, com traumas e histórias muito complexas que me fazem questionar muito”, diz Laura.

A biografia ‘Somos o que Escolhemos Ser’ é da autoria de Sofia Aureliano, assessora do grupo parlamentar do PSD. O livro foi apresentado na passada terça-feira, em Lisboa e suscitou uma polémica entre PSD e CDS, uma vez que Passos Coelho também recordou o episódio do pedido de demissão de Paulo Portas.

Segundo o primeiro-ministro, Portas enviou um SMS a dizer que, após reflexão, decidira demitir-se. No entanto, o líder do CDS desmentiu esta versão, por intermédio do gabinete de comunicação dos centristas.

Laura passa ao lado de todas estas polémicas, mas não passa ao lado da biografia do marido. Passos, recorde-se, pediu recato e respeito pela privacidade do estado de saúde da mulher.

A mulher do chefe de Governo irá fazer tratamentos de quimioterapia até ao verão. Em fevereiro passado, foi submetida a uma cirurgia, de remoção do tumor. Passos Coelho conta todos os detalhes.

“Extraíram-lhe o tumor, cortando-lhe a tíbia e o fémur, considerando uma zona de segurança que pudesse garantir que não restam células cancerosas”, pode ler-se. Apesar dos naturais receios, “as perspetivas são otimistas”.

Laura Passos Coelho salienta que esta luta levou-a a levantar dúvidas sobre as suas crenças. “Não posso dizer que não tenha fé, mas gostava de ter mais. Na minha profissão, trabalho com pessoas muito doentes, com traumas e histórias muito complexas que me fazem questionar muito”, diz.

Em destaque

Subir